A Band acabou de decretar o fim das operações do Jornal Metro, que é distribuído gratuitamente pelas ruas de São Paulo desde 2007. Mas o fim de sua circulação não será imediato. Ele ainda ficará em circulação mais algumas semanas.
A coluna descobriu que primeiramente será desativada a versão digital do jornal. O site, que recebeu um investimento considerável de modernização por parte da Band em 2020, será a primeira plataforma que deixará de receber atualizações.
Em seguida, será a vez do veículo impresso deixar de ser distribuído nos cruzamentos das principais vias da capital paulista. Diariamente, são entregues gratuitamente 150 mil cópias do jornal a motoristas da cidade.
O Jornal Metro é fruto de uma parceria da Band com a Metro International, que produz o jornal impresso e gratuito em mais de 20 países no mundo. A versão mais popular é a do Reino Unido, que chegou a contar com celebridades atuando como chefe de redação por um dia, como a cantora Lady Gaga.
Embora o fechamento do jornal seja motivo de tristeza, todos os funcionários que atualmente se dedicam a ele serão realocados internamente. A coluna apurou que não haverá demissões. Menos mal!
Além disso, também está sob desenvolvimento um novo projeto multimídia que pretende substituir o Metro. Mas os detalhes ainda são mantidos sob sigilo.
"Por questões operacionais, não entregaremos mais, por e-mail e WhatsApp, a edição digital do Metro Jornal. Edições impressas continuam sendo distribuídas gratuitamente nas ruas da cidade. Em breve anunciaremos novidades!", disse a Band em nota enviada à coluna.