Novelei estreia 11 de julho no canal da Globo no YouTube
Divulgação
Novelei estreia 11 de julho no canal da Globo no YouTube

Como diria a cantora Pitty: Pane no sistema, alguém me desconfigurou! É isso que acontece em Novelei, a nova série da Globo, feita em parceria com o YouTube, em comemoração dos 70 anos das novelas brasileiras.

Um bug nos arquivos faz com que todas as novelas da emissora sumam e são apagadas da memória de todos. Já pensou em um mundo sem novelas? "Seria um caos!", afirma Bia Braune, criadora da nova atração do plimplim. 

"Todo mundo tem uma novela do coração. Mais do que ver uma novela, você acompanha. Você lembra de momentos da sua vida, como lanche na casa da avó, momentos entre amigos. Se as novelas sumissem, seria como se as memórias afetivas desaparecessem também", completou Bia.

Kubanacan é a única novela que conseguiu sobreviver à pane no sistema e passa a ser exibida 24 horas no canal da Globo. "Kubanacan é um clássico cult e os noveleiros têm paixões por pérolas cults. Brinca com multiverso, viagem no tempo, troca de identidade. Além de ser a novela preferida da Dona Neuza - personagem que é a maior telespectadora de novelas, interpretada pela sambista Geovanna", explicou a roteirista. 

Para salvar os arquivos e as memórias das novelas, Vitinho, interpretado por Paulo Vieira, entra em ação: o assistente de produção com muitos anos de Globo é o escolhido por Seu Tony (Tony Ramos), que também está desaparecendo aos poucos, para liderar o time de criadores de conteúdo da internet que precisam refazer algumas cenas clássicas na televisão brasileira. 

"Vitinho é um nerd de televisão. É um personagem novíssimo, nunca vi em outro canto. Temos nerds em todos os produtos audiovisuais, mas nunca são fãs de TV, de novelas, daquilo que é tão brasileiro. É um personagem único e eu me identifico com ele, com esse amor pela TV, que significa afeto, conversa nacional, união", declarou Paulo Vieira. 

Na série, Vitinho tem a ajuda de mais seis criadores de conteúdo digital: Thalita Meneghim (do canal Depois das Onze), Gusta Stockler, Phellyx, Babu Carreira, Evandro Rodrigues e Livia La Gatto. Todos os influenciadores interpretam eles mesmos, exceto Livia, que faz Anita. 

O elenco fixo é formado por Paulo Vieira, Thalita Meneghim, Gusta Stockler, Phellyx, Babu Carreira, Evandro Rodrigues e Livia La Gatto
Divulgação
O elenco fixo é formado por Paulo Vieira, Thalita Meneghim, Gusta Stockler, Phellyx, Babu Carreira, Evandro Rodrigues e Livia La Gatto

"É a realização de vários sonhos em um só: gravar nos Estúdios Globo, numa plataforma que já conheço (YouTube), com convidados que eu assisti por toda a minha adolescência. A gente aprendeu fazendo, foi uma loucura!", confessou Thalita. 

Mesmo com os influenciadores tendo a liberdade de improvisar, eles garantem que está bem fiel aos clássicos. "Os episódios são todos muito respeitosos com as tramas. Quem é fã de novela reconhecerá diversas referências. E para quem ainda não conhece os clássicos, é uma boa porta de entrada", afirmou Gabi Trigueiro, gerente de estratégias de produtos digitais dos canais pagos da Globo. 

A série, que estreia nesta segunda-feira (11), às 20h, no canal da emissora no YouTube, terá nove episódios com as novas versões de Vale Tudo, O Cravo e a Rosa, Laços de Família, Vamp, Mulheres de Areia, Torre de Babel, O Clone, Avenida Brasil e Senhora do Destino. "A gente queria que tivesse um equilíbrio entre os grandes autores e escolher grandes sucessos não só na TV, mas também no digital", explicou Bia. 

Com o bug, ninguém mais se lembra o que é "Inshalá", de Caminho Das Índias, do confronto entre Nina e Carminha em Avenida Brasil, novela que, na versão de Novelei, Nina finalmente comprou um pen drive para salvar as fotos comprometedoras da vilã da trama.

Em Laços de Família, por exemplo, Camila, que foi interpretada por Carolina Dieckmann na versão original, se recusa a raspar o cabelo - aquela cena memorável! 

Novelei também conta com participação especial de alguns convidados, como Claudia Raia, Cauã Reymond, Whindersson Nunes, Kéfera Buchmann, Jojo Todynho, Ísis Valverde, Carolina Dieckmann, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Marcos Mion, Fred (do canal Desimpedidos), Gretchen, Supla e Nany People. Na série, nem os convidados são atores, cada um assume outra profissão. 

"O Cauã trouxe o que ele poderia ser, se não fosse ator e eu criei piadas em cima do que ele foi falando", revelou Bia. 

Além do elenco e convidados talentosos, Novelei possui a Susaninha, interpretada por Susana Vieira, um robô de inteligência artificial que ajuda a recriar as cenas, fornecendo informações de cada novela. "Um robô eu nunca tinha feito ainda, amei! Eu brinquei fazendo, porque eu me comporto como Novelei na vida real. Tudo foi inusitado!", afirmou a atriz dando risada.

Tony Ramos será Seu Tony e Susana, será a Susaninha, um robô de inteligência artificial
Divulgação
Tony Ramos será Seu Tony e Susana, será a Susaninha, um robô de inteligência artificial

"Esse projeto com Susana Vieira e com Tony Ramos estava na nossa mente desde o começo. Susana era a diva que precisávamos para o papel", finalizou Bia. 

*Com a colaboração de Gabriela Ramos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!