Richarlyson falou abertamente pela primeira vez sobre sua orientação sexual
Reprodução/Instagram
Richarlyson falou abertamente pela primeira vez sobre sua orientação sexual


Após anos sofrendo homofobia dentro e fora dos estádios, o ex-jogador Richarlyson rompeu o silêncio e abriu o jogo sobre sua sexualidade. Em entrevista ao podcast Nos Armários dos Vestiários, da Globo, ele falou que já se relacionou com homens e com mulheres, e também como enfrentou as especulações em torno de sua vida pessoal.


"A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: 'Richarlyson é bissexual'. E o meme já vem pronto. Dirão: 'Nossa, mas jura? Eu nem imaginava'. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada", disse ele na entrevista.

"Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso", desabafou o atual comentarista da Globo.

As insinuações em torno da sexualidade do ex-jogador de futebol surgiram em 2007, quando José Cyrillo Júnior, ex-dirigente do Palmeiras, insinuou em uma entrevista que o atleta seria gay. Richarlyson entrou com uma queixa-crime e o cartola se desculpou publicamente.

Mas como bem observa a reportagem da Globo, o juiz Manoel Maximiniano Junqueira Filho arquivou o processo sob a justificativa de que não seria bom aceitar homossexuais no futebol brasileiro porque prejudicaria o pensamento dos demais jogadores. E ainda colocou na sentença que o esporte deve ser praticado por "machos", não por homossexuais. Lamentável.


"Isso, sim, me deixou muito triste porque em nenhum momento eu senti que aquilo era uma coisa normal. Era uma coisa muito pejorativa. Isso foi muito ruim não só para mim. Ser homossexual não é demérito para ninguém, e no futebol não deveria ser um assunto tão polêmico. Nunca deixei que isso atrapalhasse o que eu quero para minha vida, não vai ser uma frase, uma palavra, uma discussão ou um cara babaca que tentou de forma vulgar maltratar uma classe… Pelo amor de Deus, quanto sofrimento tem na classe LGBTQIA+?", desabafou.

A conversa durou mais de uma hora e a coluna recomenda fortemente que os leitores ouçam o podcast. A coragem de Richarlyson ao falar abertamente sobre sua sexualidade é o início de uma quebra de tabu no futebol. Há diversos relatos de que muitos outros jogadores se relacionam com homens ou transexuais no sigilo, mas publicamente circulam somente na companhia de mulheres por medo do preconceito.

"Eu seria hipócrita de falar que não existem. Existem, sim. E ele (jogador) falar que é, a porta vai fechar absurdamente. Vai fechar mesmo, porque ainda existe esse lado, que eu acho tão pobre nos clubes, de estarem nas mãos das torcidas organizadas, que são quase sempre quem comandam nessa questão da homofobia", comentou Richarlyson.

Para ouvir a entrevista completa, basta clicar aqui .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!