O CineSesc inicia a temporada de 2019 em março e exibirá 35 filmes até outubro. Este ano, a iniciativa levará ao público oito mostras temáticas: “A Poesia do Cotidiano e das Cidades”, “Territórios Hostis”, “Terror Giallo Italiano”, “Corpos Elétricos”, “Arte e seu Enleio”, “Hong Sang-Soo”, “A História de Três Américas”e “A Família vai Bem, Obrigado”.
Leia também: Manifestações vivas: conheça os famosos que são pura arte
Com mais de uma década de existência, o objetivo do circuito é democratizar a cultura – todas as exibições são gratuitas –, apresentando obras nas salas de audiovisual das unidades do Sesc e parceiros, incentivando o debate em torno do cinema com filmes que abordam assuntos sociais relevantes.
Leia também: "A arte tem como princípio a recusa do existente", diz socióloga sobre polêmicas
“A principal marca do CineSesc é o foco no cinema independente. Vale dizer que os a produções participantes têm muitas dificuldades para adentrar no circuito comercial, e até quando conseguem entrar em cartaz ficam restritos a uma ou duas salas nas maiores capitais brasileiras. Fazer esses conteúdos atingirem um público mais amplo é o nosso desafio e uma de nossas tarefas mais importantes”, revela Marco Aurélio Fialho, analista de Audiovisual do Departamento Nacional do Sesc.
Entre os selecionados para este ano estão os premiados “Era o Hotel Cambridge”, “Fátima”, “Tangerine” e “Com amor, Van Gogh”, que disputou o Oscar em 2018. [continua no último destaque].
Aniversariante do mês
Em comemoração à primeira aparição do Batman nos quadrinhos, que aconteceu há 80 anos, a Warner exibe no sábado (30) uma maratona especial com produções que relembram todo o talento e rigor do Homem-Morcego ao longo das épocas.
Estão garantidos longas como "Batman: O Retorno" (1992), às 17h20; “Batman - O Cavaleiro das Trevas” (2008), às 19h40; e “Batman X Superman: A Origem da Justiça" (2016), às 22h30.
Première estrelada!
Rolou na última segunda-feira (11) a première de “Dumbo", em Los Angeles, que deve estrear em solo brasileiro no dia 28 de março. Estavam presentes atores como Colin Farell, Eva Green, Danny Devito, Michael Keaton, o diretor Tim Burton, Angelina Jolie e Helen Mirren.
Conquistando a monarquia
Recentemente os membros da realeza britânica compareceram a um evento comunitário na Abadia de Westminster, em Londres. À ocasião, o trio Clean Bandit se apresentou e entre as músicas tocadas, Symphony parece ter caído no gosto do Príncipe Harry. Em um vídeo compartilhado pelo portal The Mirror , o herdeiro aparece empolgado com a canção.
O underground não pode parar!
Nesta sexta (15) e sábado (16) a cantora Negra Li apresentará o show Raízes, no Sesc Pompeia, em São Paulo, onde lançará oficialmente seu novo disco. No repertório estão garantidas músicas do novo álbum projeto Malandro chora, Venha, Guerreiro Guerreira e outras. Ela também cantará Rap é compromisso , do Sabotage, e Não é sério , do Charles Brown Jr.
Programação completa: CineSesc
Você viu?
- Março
“A Poesia do Cotidiano e das Cidades” – Traz reflexão sobre o cotidiano e como não percebemos o tempo passar.
Em cartaz: “Paterson”, “O sabor da vida”, “O que está por vir”, “Columbus”.
- Abril
“Territórios Hostis” - Levará reflexão sobre as desigualdades sociais, a ganância por lucros, a especulação imobiliária.
Em cartaz: “Martírio”, “Era o Hotel Cambridge”, “Futuro Perfeito”, “Fátima”.
- Maio
“Terror Giallo Italiano” – Colocará em pauta a sedução exercida pela imagem e o papel da imagem no mundo contemporâneo.
Em cartaz: “Seis Mulheres para o assassino”, “Tenebre”, “Uma lagartixa num corpo de mulher”, “No quarto escuro de Satã”.
- Junho
“Corpos Elétricos” – Fomentará o debate acerca das questões de gênero.
Em cartaz: “Divinas divas”, “Uma mulher fantástica”, “Corpo elétrico”, “Tangerine”.
- Julho
“Arte e seu Enleio” - Abordará o ego, os relacionamentos amorosos e a relação com o público.
Em cartaz; “Com amor, Van Gogh”, “Pendular”, “David Lynch, A Vida de um Artista”, “O Cidadão Ilustre”, “Eu Sou Ingrid Bergman”.
- Agosto
Leia também: Lista: As polêmicas mais pesadas de Eduardo Costa
“Hong Sang-Soo” - Será a primeira mostra especial dedicada a um diretor contemporâneo, vivo e em plena atividade. Aclamados pela crítica, os filmes de Hong Sang só começaram a chegar ao Brasil na última década. Longas garantidos: “Hahaha”, “A Câmera de Claire”, “A visitante francesa”, “Certo agora, errado antes”, “Na praia à noite sozinha” e “Filha de ninguém”. (A programação completa pode ser conferida no site oficial do projeto).