Acontece no Rio de Janeiro entre 3 e 5 de dezembro a VFX Rio , evento dedicado aos efeitos especiais nas produções nacionais e internacionais. Um dos destaques será a Globo, que nos últimos anos tem investido em tecnologias para suas produções.

Divulgação
"Ilha de Ferro" é uma das produções da Globo que tiveram aposta grande em efeitos especiais. Série estreou no streaming

“Deus Salve o Rei”, por exemplo, contou com a tela verde e muitos cenários feitos por meio de computação gráfica. Outro destaque nos efeitos especiais é “ Ilha de Ferro ”, produção mais cara do canal que será exibido exclusivamente no Globo Play.

Leia também: O futuro do cinema está nos efeitos visuais?

“Estamos unidos para a ampliação e desenvolvimento do setor”, comenta o criador do Vfx Rrio, Matteo Moriconi, mostrando que o mercado tem potencial no Brasil. Entre os nomes confirmados no evento está o do americano Kelly Port, da Digital Domain. Mestre dos efeitos visuais, ele vai falar, entre outras coisas, sobre Thanos, o grande vilão de “Vingadores: Guerra Infinita”.

undefined
Divulgação
Criador do efeitos de Thanos também estará no evento

Kelly promete revelar a técnica que ele e sua equipe guardam a sete chaves. O trabalho árduo envolveu centenas de pessoas, e Kelly trabalhou exclusivamente na elaboração do personagem. O supervisor de efeitos visuais acabou de ganhar o Hollywood Film Awards de Visual Effects of the Year, considerado aquecimento para o Oscar 2019.

Outro nome confirmado é Max Wood, VFX supervisor de “O Quebra Nozes e os Quatro Reinos”, da Disney. Para criar os efeitos visuais do filme, Wood participou de uma equipe com mais de 500 profissionais. Entre os destaques em termos de efeitos visuais do filme, estão a criação dos quatro reinos, as luxuosas e ricas cenas com flocos de neve, doces, flores e os brinquedos animados. Outro destaque é a criação do Rei dos Ratos, um dos personagens criados com a ajuda da computação gráfica que não repete jamais a sua forma durante o filme.

Saúde em cena

Estreou na última semana no YouTube a segunda temporada de “O Sistema”, série do médico Drauzio Varella produzida Prodigo Films, em parceria com a Uzumaki, é apresentada por Drauzio Varella. O objetivo da produção, que tem formato de documentário, é fazer um retrato da saúde pública brasileira. A primeira temporada também está disponível no YouTube. A segunda temporada traz também assuntos urgentes e importantes, como obesidade, planejamento familiar e uso do crack.

Homenagem

Soprano Maria Callas tem vida pessoal e carreira recontados em nova cinebiografia que estreia em dezembro no Brasil
Divulgação
Soprano Maria Callas tem vida pessoal e carreira recontados em nova cinebiografia que estreia em dezembro no Brasil

No dia 2 de dezembro, data em que a grande soprano Maria Callas celebraria seus 95 anos, a Imovision planeja o lançamento do documentário “Maria Callas – Em Suas Próprias Palavras”, com a presença do realizador Tom Volf, que vem de Paris para as pré-estreias em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Tom viajou por 3 anos em busca da verdadeira Maria Callas e o material inédito encontrado deu origem ao documentário e também a um livro. O trabalho contou com a  colaboração de Nadia Stancioff, amiga íntima de Maria Callas, que nunca esqueceu o pedido da cantora: “Se eu tiver que morrer antes de você, quero que conte às pessoas quem eu realmente era”.

Com arquivos de imagem, o filme apresenta grandes momentos da vida da cantora, como o início da sua carreira em 1948 na notável interpretação como protagonista da ópera “Norma” de Bellini, as apresentações regulares nas mais importantes casas de ópera do mundo, os hiatos repentinos em sua carreira, e os dramas de sua vida pessoal e amorosa, como o polêmico casamento com Aristoteles Onassis. “Maria Callas – Em Suas Próprias Palavras” estreia nos cinemas do Brasil em 6 de dezembro.

Leia também: Nova temporada de "Lady Night" aposta em novos quadros e convidados estrelados

Situação crítica

Divulgação / Rede Globo
"Espelho da Vida" foi uma das atrações globais que perdeu audiência e ajudou a deixar a emissora em segundo lugar no Ibope

O que era ruim para a Rede Globo parece ter piorado na última semana. Patinando na audiência durante a tarde, a emissora ficou pela primeira vez em segundo lugar por diversas horas, incluindo em sua segunda faixa de dramaturgia, a novela das 18h “Espelho da Vida”. O “Cidade Alerta” da Record superou o folhetim em dois pontos. Além disso, a faixa noturna também teve concorrência e a Globo perdeu para “A Fazenda” na eliminação de quinta-feira (22). Enquanto isso a Globo exibia “OS Melhores Anos de Nossas Vidas”.

Por falar na atração, que marcou 10 pontos na última semana, está difícil entender seu propósito. Escorado no fator nostalgia, o programa parece mais uma colagem de músicas e apresentadores que, caso não estivessem na atração, estariam na geladeira.  

Efeitos especiais made in Brazil

Ainda falando sobre o evento no Rio de Janeiro, o Brasil também estará bem representado. Paulo Barcellos, diretor geral de pós-produção na O2 Filmes, vai participar do painel liderado por Jorge Peregrino, Presidente da Academia Brasileira de Cinema. Eles vão  apresentar o filme “Malasartes e o Duelo com a Morte”, vencedor do prêmio de efeitos visuais da Academia Brasileira de Cinema, e conversar sobre o papel da O2 Filmes como uma das maiores produtoras de efeitos do Brasil.

Leia também: Cauã Reymond como nunca se viu no 1º trailer da série "Ilha de Ferro"

Uno de Oliveira e Wesclei Barbosa vão apresentar as inovações tecnológicas e artísticas em 4K, com base em “Ilha de Ferro”. O projeto de efeitos especiais da série teve um desafio gigantesco do ponto de vista da execução, já que foi necessário construir uma plataforma de petróleo em 3D, processo que levou mais de um ano para ser realizado. Foi desenvolvido todo o universo offshore de dutos subaquáticos, navios, robôs, helicópteros e ambientes virtuais com diversas situações climáticas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!