A Pinacoteca recebe, pela primeira vez, obras da coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro. São pinturas conhecidas e uma seleção de obras inéditas, ou pouco vistas, que ganham novas interpretações ao serem reunidas em São Paulo.
Leia também: MEC e MinC anunciam medidas para recuperar Museu Nacional em três etapas
A Pinacoteca de São Paulo, apresentará, de 6 de outubro a janeiro de 2019, a exposição "Coleções em Diálogo", no segundo andar da Pina Luz.
Leia também: Governo diminui autonomia da UFRJ sobre Museu Nacional e cria agência reguladora
Com curadoria de Valéria Piccoli, e Paulo Knauss, a exposição apresenta uma seleção de obras dos dois museus, como parte do programa desenvolvido pela casa de arte
, que propõe criar novas interpretações sobre as coleções das instituições, ao contrapor obras de seus acervos.
O conceito da exposição
“Coleções em Diálogo” se baseia no princípio de confrontar os acervos com obras vindas de outras instituições, o que não só aumenta e renova as possibilidades de interpretação da própria coleção do museu, mas também permite refletir sobre o colecionismo institucional.
Nesse sentido, foram realizadas mostras com os acervos do Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora, MG), do Museu Paulista da USP e do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal).
O mar está para peixe e Jazz!
Já no litoral paulista, mais especificamente Ilhabela, a música underground está prestes a ganhar espaço em mais uma edição do Festival Ilhabela In Jazz, que este ano acontece em dois finais de semana, 28 e 29 de setembro e 05 e 06 de outubro. Serão quatro dias de muita música, areia, arte e contato com a mãe-natureza.
Dentre os destaques da programação, estão: Ambrose Akinmusire Quartet, artista da Blue Note,o percussionista Airto Moreira, o trompetista italiano Paolo Fresu e muito mais.
Maisa Silva vive Gabi
Já no mundo do cinema, Maisa está em destaque! A atriz estará de volta às telonas de cinema a partir de outubro com o longa “Tudo Por Um Pop Star”. Na trama, ela vive Gabi, uma jovem cheia positividade que vai motivar as amigas Manu (Klara Castanho) e Ritinha (Mel Maia) a não desistirem do sonho de conhecer os ídolos, que estarão em turnê pelo Rio de Janeiro. Em nova pílula, a protagonista deu detalhes da personagem:
Com roteiro de Thalita Rebouças e colaboração de roteiro de Bruno Garotti e de Dadá Coelho, o filme tem ainda no elenco Victor Lamoglia, Maitê Padilha, Barbara Maia, Gaby Nunes, Letícia Isnard, Flávia Garrafa, Osvaldo Mil e Míriam Freeland.
HBO desbravando a história
E não para por aí, a HBO confirmou a sétima temporada de “Documentários”. Em suma, serão oito títulos originais, que irão ao ar toda segunda-feira, sempre às 22h00, de 1º de outubro até 19 de novembro.
Entre os produtos de destaque estão: “Elvis Presley: o Rei do Rock”, que estreia no dia 1º de outubro, mostrará a vida e o impacto cultural do artista, desde o seu primeiro sucesso e ao longo da sua carreira; "Jane Fonda In Five Acts", que estreia dia 5 de novembro, que vai desvendar a atriz em uma mistura de vulnerabilidade, magnetismo, ingenuidade e valentia e muitos outros. A relação completa pode ser conferida no site da emissora.
Mais Pinacoteca
Leia também: Mulheres radicais: 10 artistas latinas para conhecer na exposição na Pinacoteca
Além do conjunto de obras do Museu Nacional, a Pinacoteca de São Paulo também está em evidência com a exposição "Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960 - 1985". A mostra vai até 19 de novembro e conta com 280 obras de 120 artistas de 15 países.