Tamanho do texto

Entrevista com a cantora Ana Cañas, clipe novo do cantor Rael e estudo da Deezer são os destaques da coluna Bastidores desta sexta-feira (11); confira

Depois de uma série de shows pelo Brasil, Ana Cañas agora se prepara para dar adeus à turnê “ Tô na vida ” neste final de semana em São Paulo. Em clima de despedida da temporada,  a cantora conversou com o iG Gente para falar um pouco sobre esse seu momento atual na música brasileira .

Ana Canãs se apresenta em São Paulo neste final de semana
Caroline Bittencourt/ Divulgação
Ana Canãs se apresenta em São Paulo neste final de semana

Leia também: Nostalgia! RBD e outras bandas que gostaríamos que voltassem

“’Tô na vida’ foi um trabalho bastante influenciado por riffs de guitarras, gravado ao vivo, mais orgânico e rock and roll que os anteriores. Foi um aprendizado muito grande”, conta Ana Cañas, que o define como “um desafio que me trouxe memórias lindas e amadurecimento pessoal”.

Leia também: Simone sem Simaria e as duplas musicais quando ficam sem par

Apesar da despedida, que acontece nos dias 12 e 13 gratuitamente no Caixa Cultural São Paulo, a cantora afirmou estar muito feliz com o fim do ciclo e com o sucesso alcançado. “Imagino que esse trabalho termine na hora certa, pois já sinto novas camadas e layers chegando, novos sons e ideias se aproximando e se apresentando”, comenta. 

E, ao que parece, um novo ciclo já está se materializando na vida da cantora. Segundo Cañas, o segundo semestre virá com um novo disco com canções inéditas. Mas não é necessário esperar tanto: no final do mês um novo single autoral da cantora estará chegando ao ar.

Ana Cañas e política

Show da cantora durante a Feira da Reforma Agrária em São Paulo
Reprodução
Show da cantora durante a Feira da Reforma Agrária em São Paulo

Sempre bastante assertiva em suas opiniões políticas, Ana Cañas dividiu o seu tempo com os seus projetos pessoais na música com seu ativismo. A cantora se fez presente no recente ato em defesa à democracia e a liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, além da Feira da Reforma Agrária.

“Acho que tudo é política. A ‘não política’ também é política. O silêncio é conivente, especialmente em momentos decisivos como os que vivemos hoje”, opina a cantora, que defende a resistência diante do que classifica como golpe à democracia.

“Se não me posicionar agora, sinto que não fiz a minha parte, a minha obrigação, que é defender a liberdade, a igualdade e a democracia. São valores que carrego em meu coração e que passaram a fazer parte de algumas canções na minha vida”, explica.

Ana Cañas em
Reprodução
Ana Cañas em "Respeita"

Sua visão de mundo consequentemente transparece em seu trabalho, como ocorreu em 2017 quando lançou o clipe “Respeita”, um vídeo-manifesto com a participação de diversos ícones, como Elza Soares e Zélia Duncan.

Na época, discussões sobre o machismo no mundo do audiovisual emergiam com toda a força, como o caso de Harvey Weinstein em Hollywood ou o de José Mayer na Globo. Para Cañas, o mundo da música, por sua vez, ainda reverbera a desigualdade de gênero de maneira voraz.

“Quase todos os privilégios permanecem nas mãos dos homens e os espaços de decisão de poder são ocupados por eles. Mas a gente segue firme na luta, dia após dia, mostrando como é que se faz, que é possível construir uma cena bem diferente da que ainda existe”, afirma a cantora.

Mamães com tudo

A cantora Shakira é a mamãe mais ouvida do mundo; cantora também confirmou shows no Brasil este ano
Divulgação
A cantora Shakira é a mamãe mais ouvida do mundo; cantora também confirmou shows no Brasil este ano

O dia das mães está chegando e, em homenagem às talentosas mamães que enriquecem o mundo da música, a Deezer resolveu fazer um levantamento de quais são as mães cantoras mais ouvidas no mundo da era do streaming.

Em décimo lugar ficou a rainha do pop Madonna. Em nono, Mariah Carey atrás de Britney Spears, Alicia Keys e Jennifer Lopez. O top 5 das mamães que embalam o mundo foi composto por Céline Dion, Pink, Beyoncé, Adele e, em primeiro lugar, a colombiana Shakira, que já está com passagem confirmada pelo Brasil em outubro deste ano, nos dias 21 em São Paulo e 23 em Porto Alegre.

Já no Brasil, a ordem é outra: Simone & Simaria (ambas mamães) lideram o ranking seguida por  Beyoncé (que recentemente deu à luz aos gêmeos) e Adele. A rainha do axé Ivete fica em 5ª posição, logo atrás de Marisa Monte.

Leia também: Hot! Iggy Azalea chama a atenção na web com foto mostrando o bumbum

Novidades musicais

Rael lança clipe de
Divulgação
Rael lança clipe de "Aurora Boreal"

Um dos sucessos do cantor Rael, “Aurora Boreal” acaba de ganhar um videoclipe. A canção que tem como inspiração o fenômeno polar para falar sobre um relacionamento amoroso traz imagens coloridas e futuristas.

"Quisemos trazer uma aurora boreal através de um quarto futurístico, uma coisa bem high-tec, como se paredes fossem telas gigantes reproduzindo imagens da aurora e fazendo um paralelo com a era digital que vivemos", conta o cantor.

O clipe foi dirigido por Rodrigo Zanchini e conta com a presença da atriz e DJ paulistana Pathy Dejesus. Confira:


Encontro marcado!

A passagem de Katy Perry no Brasil foi bastante marcante para os fãs das cantora – e também para a rainha da internet, Gretchen. Depois de protagonizar o videoclipe de letras da música “Swish Swish”, a dona do rebolado finalmente encontrou-se com a dona do hit em cima do palco, durante sua apresentação em São Paulo.

O momento marcante foi escolhido para fechar com chave de ouro a primeira temporada do reality show “Os Gretchens” nesta sexta-feira (11). O episódio mostrará os momentos especiais entre elas e também contará com cenas exclusivas do casamento entre Thammy e Andressa Ferreira.

A série vai ao ar a partir das 22h no Multishow.

+ de Ana Cañas

E para quem pensava que o ativismo político de Ana Cañas parava por aí, está enganado. Em junho, a cantora já tem um compromisso marcado – mas desta vez com os refugiados. A cantora abriu mão do cachê em uma apresentação no Theatro Net para a organização Adus, instituto voltado à reintegração social do refugiado no Brasil.

“Olhar para o lado, para o outro, é conhecer a si. É conhecer a vida. No dia que entendi que a música é uma ferramenta linda e muito eficiente para denunciar e combater as injustiças, decidi usar a minha voz para ajudar quem sempre me ajuda”, comenta Ana Cañas , neta de refugiados das grandes guerras mundiais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.