Em 1938, quando a segunda-feira do dia 18 de abril chegava nos Estados Unidos, o mundo estava prestes a ser salvo por um repórter que tinha poderes pra lá de especiais: o Superman. A primeira história em quadrinhos do personagem, que hoje já é referência na cultura pop, apareceu naquele ano no “Action Comics” publicada pela DC Comics. Nascendo em um planeta fictício chamado Krypton, Clark Kent invadiu a Terra e criou um império que hoje completa 80 anos.

undefined
Divulgação
Superman ganhou as telonas em 1978 depois de ser um sucesso nos quadrinhos

Leia também: Dez atores que ainda não participaram de filmes de super-herói da Marvel ou DC

O sucesso de Superman foi tão grande que o personagem tornou-se o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com o seu próprio nome, que foi publicada no ano seguinte. A primeira edição, entretanto, trazia histórias já conhecidas pelos fãs, mas ainda assim caiu no gosto do público. Não é a toa, portanto, que Superman tornou-se um dos três únicos heróis que continuaram a ter suas histórias publicadas initerruptamente desde a “Era de Ouro” (entre 1938 e 1950) das histórias em quadrinhos.

Leia também: Dos quadrinhos para o cinema: os 25 melhores filmes de heróis já feitos

Já nos anos 1970, o personagem ganhou sua primeira adaptação cinematográfica: “Superman – O Filme” dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve. O retorno não poderia ser outro: sucesso de bilheteria e nas críticas especializadas, rendendo à produção três indicações ao Oscar, a de Melhor Montagem, Trilha Sonora e Mixagem de Som, ganhando a estatueta de Melhores Efeitos Visuais. O filme rendeu mais três sequências que foram revividas 20 anos mais tarde por Bryan Singer com “Superman Returns”.

Ainda que esteja completando oito décadas, Superman mostra que tem a vitalidade de um jovem herói. Ao lado de Batman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Cyborg em “Liga da Justiça” (2017), o personagem mostrou ainda ser queridinho do público  e parece que seu aniversário é só mais um marco para relembrar que ainda tem muito mundo a ser salvo pela frente.

Estouro

A rapper Drik Barbosa, que acaba de lançar o seu EP “Espelho”, divulgou na última terça-feira (17) o segundo clipe do projeto. Com um vídeo leve e romântico, assinado pelo Laboratório Fantasma, Inconsequente traz uma melodia envolvente explorando a luz natural do dia. Confira:


+ Música

Expoentes da cena musical do norte e do nordeste, Aíla e Giovani Cidreira chegam a São Paulo nesta quinta-feira (19) às 21h30 para um show memorável na Comedoria do Sesc Pompeia. O baiano traz o seu mais recente trabalho, “Japanese Food”, que também marca o seu primeiro disco solo. Já a paraense presenteia os paulistas com “Em Cada Verso Um Contra-Ataque”, um trabalho na pegada “artivista” que discute temas urgentes como feminismo, intolerância e assédio.

Misturando MPB e pop, o show promete agradar todos os públicos. Os ingressos já estão a venda e variam entre R$ 6 e R$ 20.

 Teatro

undefined
Divulgação
Valsa #6 estreia na próxima semana em São Paulo

Obra adaptada de Nelson Rodrigues, “Valsa #6” estreia no Teatro Opus em São Paulo em turnê nacional nos dias 23 e 24 de abril. O espetáculo segue mais tarde para o Rio de Janeiro no dia 27 no Teatro Bradesco Rio, Recife no dia 29 no Teatro RioMar e então finaliza a turnê no Rio Grande do Sul no Teatro do Borubon Country em Porto Alegre nos dias 2 e 3 de maio e no Teatro Feevale em Novo Hamburgo no dia 10 de maio.

A peça traz uma jovem pianista que viveu um sonho trágico e acaba morrendo. Assim, essa mulher trafega em questões existenciais da vida e da morte. A montagem é de Caco Coelho e interpretação de Gisela Sparremberger.

Leia também: Mitologia Superman : a força por trás do símbolo

    Veja Também

      Mostrar mais