Em 1938, quando a segunda-feira do dia 18 de abril chegava nos Estados Unidos, o mundo estava prestes a ser salvo por um repórter que tinha poderes pra lá de especiais: o Superman. A primeira história em quadrinhos do personagem, que hoje já é referência na cultura pop, apareceu naquele ano no “Action Comics” publicada pela DC Comics. Nascendo em um planeta fictício chamado Krypton, Clark Kent invadiu a Terra e criou um império que hoje completa 80 anos.

Superman ganhou as telonas em 1978 depois de ser um sucesso nos quadrinhos
Divulgação
Superman ganhou as telonas em 1978 depois de ser um sucesso nos quadrinhos

Leia também: Dez atores que ainda não participaram de filmes de super-herói da Marvel ou DC

O sucesso de Superman foi tão grande que o personagem tornou-se o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com o seu próprio nome, que foi publicada no ano seguinte. A primeira edição, entretanto, trazia histórias já conhecidas pelos fãs, mas ainda assim caiu no gosto do público. Não é a toa, portanto, que Superman tornou-se um dos três únicos heróis que continuaram a ter suas histórias publicadas initerruptamente desde a “Era de Ouro” (entre 1938 e 1950) das histórias em quadrinhos.

Leia também: Dos quadrinhos para o cinema: os 25 melhores filmes de heróis já feitos

Já nos anos 1970, o personagem ganhou sua primeira adaptação cinematográfica: “Superman – O Filme” dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve. O retorno não poderia ser outro: sucesso de bilheteria e nas críticas especializadas, rendendo à produção três indicações ao Oscar, a de Melhor Montagem, Trilha Sonora e Mixagem de Som, ganhando a estatueta de Melhores Efeitos Visuais. O filme rendeu mais três sequências que foram revividas 20 anos mais tarde por Bryan Singer com “Superman Returns”.

Ainda que esteja completando oito décadas, Superman mostra que tem a vitalidade de um jovem herói. Ao lado de Batman, Mulher Maravilha, Flash, Aquaman e Cyborg em “Liga da Justiça” (2017), o personagem mostrou ainda ser queridinho do público  e parece que seu aniversário é só mais um marco para relembrar que ainda tem muito mundo a ser salvo pela frente.

Estouro

A rapper Drik Barbosa, que acaba de lançar o seu EP “Espelho”, divulgou na última terça-feira (17) o segundo clipe do projeto. Com um vídeo leve e romântico, assinado pelo Laboratório Fantasma, Inconsequente traz uma melodia envolvente explorando a luz natural do dia. Confira:


+ Música

Expoentes da cena musical do norte e do nordeste, Aíla e Giovani Cidreira chegam a São Paulo nesta quinta-feira (19) às 21h30 para um show memorável na Comedoria do Sesc Pompeia. O baiano traz o seu mais recente trabalho, “Japanese Food”, que também marca o seu primeiro disco solo. Já a paraense presenteia os paulistas com “Em Cada Verso Um Contra-Ataque”, um trabalho na pegada “artivista” que discute temas urgentes como feminismo, intolerância e assédio.

Misturando MPB e pop, o show promete agradar todos os públicos. Os ingressos já estão a venda e variam entre R$ 6 e R$ 20.

 Teatro

Valsa #6 estreia na próxima semana em São Paulo
Divulgação
Valsa #6 estreia na próxima semana em São Paulo

Obra adaptada de Nelson Rodrigues, “Valsa #6” estreia no Teatro Opus em São Paulo em turnê nacional nos dias 23 e 24 de abril. O espetáculo segue mais tarde para o Rio de Janeiro no dia 27 no Teatro Bradesco Rio, Recife no dia 29 no Teatro RioMar e então finaliza a turnê no Rio Grande do Sul no Teatro do Borubon Country em Porto Alegre nos dias 2 e 3 de maio e no Teatro Feevale em Novo Hamburgo no dia 10 de maio.

A peça traz uma jovem pianista que viveu um sonho trágico e acaba morrendo. Assim, essa mulher trafega em questões existenciais da vida e da morte. A montagem é de Caco Coelho e interpretação de Gisela Sparremberger.

Leia também: Mitologia Superman : a força por trás do símbolo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!