O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi internado no dia 25 de fevereiro para a realização de um transplante de rim após o agravamento de uma doença renal crônica.
O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a cirurgia e atualizou o quadro de saúde do apresentador em boletim de ocorrência nesta terça-feira (27).
A cirurgia, segundo o Hospital, aconteceu, sem intercorrências, na manhã de segunda-feira (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico.
O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizou a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.
O boletim médico de Faustão foi assinado por quatro profissionais: Marcelino Durão, nefrologista e coordenador médico de transplante renal do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Sérgio Ximenes, urologista e membro da equipe de transplante renal do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein e Dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico de serviços hospitalares e prática médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
A gravidade do quadro da insuficiência cardíaca de Faustão o colocou como prioridade na fila de transplantes. A posição na fila é definida por critérios técnicos, como urgência do caso, tempo de espera e compatibilidade. A localização do paciente também é um fator importante, já que é necessário que o órgão fique pouco tempo fora do corpo humano.