Nesta terça-feira (1),o "Mais Você" discutiu a importância de se ter o tratamento de imunoterapia no SUS. O programa contou com a presença do médico que tratou o câncer de Ana Maria Braga e revelou detalhes do processo de cura da apresentadora.
"Não tem melhor exemplo da importância da imunoterapia do que meu próprio exemplo. Eu sou uma reminescente de vários câncers. E eu tive um câncer no pulmão", iniciou Ana Maria.
A apresentadora, então, contou como descobriu o tumor no pulmão. "Eu fiz uma tomografia e como parte do controle, todo ex-paciente de câncer têm que fazer um exame. E o doutor identificou no passado, dois tumores pequenos, fui tratada com cirurugia e radioterapia. Mas, em janeiro de 2020, a tomografia mostrou um quadro mais grave pois o tumor já veio metastáticos, já estava em outros órgão do corpo", narrou, emocionada.
O médico mostrou imagens dos tumores detectados no pulmão e no cerébro. Ele explicou que usou a imunoterapia com a quimioterapia para tratar dos câncers e que a chance de cura de Ana Maria era de 10% a 20%. "É quase impossível a quimioterapia isolada curar alguém. A imonuterapia com a quimioterapia tem uma chance maior de erradicar", pontuou ele.
Em seguida, o profissional contou que a medicação usada na imunoterapia de Ana Maria fez toda a diferença e que devido ao alto custo não é tão acessível. Por isso, importânicia do governo aprovar a incorporação deste tratamento no SUS. Ele ainda explicou que o assunto está sendo discutido pelo CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) e tem tido uma desaprovação, já que a medicação é cara.
Por fim, o doutor avisou: "O governo frequentemente libera uma consulta pública, quer ouvir os brasileiros. Daqui a pouco terá um link que todos podem acessar. A população têm que fazer barulho".
+ Assista ao "Auê", programa de entretenimento do iG Gente