Nesta quinta-feira (17) acontece o Grammy Latino 2022 apresentado por Anitta, Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini.
Na pré-cerimônia algumas categorias foram anunciadas e, claro, artistas brasileiros foram premiados. A cerimônia principal começa às 22h.
Ludmilla, Liniker, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Bala Desejo e Chitãozinho & Xororó foram os primeiros a levarem gramofones para casa.
Lud venceu na categoria de Melhor Álbum de Samba por 'Numanice 2', concorrendo com Péricles, Martinho da Vila, Nego Alvaro e Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda.
Já Liniker fez história ao se tornar a primeira artista trans brasileira a receber o prêmio. Ela venceu na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira por 'Indigo Borboleta Anil'.
A cantora também foi indicada a Melhor Canção em Língua Portuguesa por 'Baby 95', mas quem saiu vitoriosa na categoria foi Marisa Monte por sua parceria com Jorge Drexler, 'Vento Sardo'.
A banda Bala Desejo ganhou com 'Sim Sim Sim' na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Vale lembrar que Anitta está concorrendo em Gravação do Ano, uma das principais categorias, com o hit 'Envolver'. Marília Mendonça recebeu uma indicação póstuma de Melhor Álbum de Música Sertaneja ao lado de Maiara & Maraisa pelo álbum 'Patroas 35%'.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.