Rolando Boldrin
Reprodução/Instagram - 9/11/2022
Rolando Boldrin

Alexandre Frota, Vera Magalhães e outros famosos lamentaram a morte do ator, apresentador e cantor Rolando Boldrin. O apresentador da TV Cultura morreu na tarde desta quarta-feira (9), aos 86 anos .


Pelo Twitter, a apresentadora e jornalista Vera Magalhães se despediu do amigo. "Há três anos me despeço todas as segundas no Roda Viva com variações de: 'Você fica agora com o Senhor Brasil'. Poucos títulos eram mais merecidos. O trabalho do Rolando Boldrin em prol da cultura brasileira é um monumento. Que dia triste", escreveu.


"Sinto muito pelo Rolando Boldrin que faleceu hoje aos 86 anos. Deus ilumine", comentou Alexandre Frota.


O cantor Emicida também fez uma homenagem para Boldrin. "Perdemos hoje também o gigante Rolando Boldrin, um gigante a serviço da cultura brasileira, obrigado um milhão de vezes mestre. Que a terra lhe seja leve", disse.

Marcelo Tas ressaltou o carisma do "Caipira da TV Cultura". Meu amigo, cumpadi caipira de tv cultura se foi, contadô de causo extraordinário, figura doce e alma generosa e valente da arte brasileira. Viva Rolando Boldrin", comentou.

O ator Marcius Melhem se declarou fã do apresentador. "Sempre fui apaixonado por Rolando Boldrin. Desde quando criança ele me apresentou o Brasil. Fui acompanhando Rolando até o seu Sr. Brasil na cultura. Todo domingo de manhã eu mostrava às minhas filhas aquele brasileiro tão admirável na sua missão de 'tirar o Brasil da gaveta'", comentou no Twitter.

"E agora, foi-se também o Rolando Boldrin. Para mim, que caí 'de paraquedas' no Brasil aos 20 anos, ele era uma espécie de janela à cultura popular brasileira em suas vastas e variadas manifestações. Aprendi muito sobre Brasil assistindo ao programa e ouvindo seus 'causos'. R.I.P", escreveu o cantor Ritchie.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva usou o perfil do Twitter para lamentar a morte do cantor e apresentador. O político relembrou o trabalho de Boldrin no "Som Brasil" e declarou que hoje é um dia triste para a música brasileira.

"Dia triste para a música brasileira. O Brasil perde Rolando Boldrin, cantor e compositor responsável por apresentar a gerações de brasileiros nossa diversidade musical, em programas como Som Brasil. Meus sentimentos aos familiares e amigos".


Vida e obra de Rolando Boldrin

Boldrin, o sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nascido em 22 de outubro de 1936, foi o único “encarregado” de cantar e contar a nossa terra em verso e prosa desde muito cedo. Saído do interior de São Paulo, da cidade de São Joaquim da Barra, virou ator de filmes premiados e de novelas acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, e tornou-se compositor, cantor, apresentador e, claro, grande contador de causos.

Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os Deuses Estão Mortos”; “Quero Viver”; “Mulheres de Areia”; “Os Inocentes”; “A Viagem”; “O Profeta”; “Roda de Fogo”; “Cara a Cara”; “Cavalo Amarelo” e “Os Imigrantes”.

Rolando Boldrin teve enorme contribuição na história da TV Cultura. Com o “Sr. Brasil”, o qual apresentou por 17 anos, "tirou o Brasil da Gaveta" e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles "fora do combinado", conforme costumava dizer Rolando.

Na televisão, ainda apresentou os programas “Som Brasil” na Rede Globo, “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, esteve à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!