Da ligação de Lula ao Top 1 do Brasil As últimas 24hrs de Juliano Maderada
Reprodução/Youtube
Da ligação de Lula ao Top 1 do Brasil As últimas 24hrs de Juliano Maderada

Juliano Maderada e Tiago Doidão amanheceram, nesta segunda-feira (31), em primeiro lugar no Spotify Brasil com o hit "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", que virou a música tema da vitória de Lula (PT) no segundo turno das Eleições de 2022. Os amigos também emplacaram o top 1 viral no Brasil e entraram na parada global, na 65ª posição.

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial, a canção contra Jair Bolsonaro somou mais de 1,4 milhão de ouvintes em 24 horas.


Em entrevista exclusiva ao iG Gente, Juliano Maderada detalhou as últimas 24 horas, desde uma ligação de agradecimento do Presidente Lula, até alcançar o topo das mais tocadas da plataforma de música.

Ao meio-dia do dia 30 de outubro, o produtor musical, Juliano Maderada, recebeu uma ligação que mudou o domingo: a de Lula, o até então candidato à presidência do Brasil. O tema principal da conversa entre os dois foi o agradecimento do petista ao músico.

"Ele me ligou para me agradecer, dizer que estava muito feliz. Eu falei que eu estava muito ansioso e preocupado, e ele: 'Moço, pode ficar tranquilo, nós vamos ganhar, seja mais otimista. Fique em paz, vai dar tudo certo. Só liguei para te agradecer", disse Juliano Maderada.


Segundo Maderada, Lula contou que, mesmo com a agenda lotada, procurou um tempo para fazer o agradecimento para ele e o parceiro de música Tiago Doidão. "'Eu estava procurando um tempo, eu lembrava de você sempre, mas não estava conseguindo ligar. Eu não queria deixar para ligar depois da eleição, porque depois que ganha fica tudo mais fácil'", relembrou o produtor ao relatar a fala de Lula.

Horas depois, com Lula eleito presidente da República pela terceira vez, Juliano seguiu para a famosa Avenida Paulista, em São Paulo, onde subiu em um trio para cantar o hit "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora". Lá, a multidão fez um coro com a letra escrita por Tiago Doidão e Juliano Maderada para celebrar a eleição do candidato do PT.

Após a apresentação, o produtor seguiu comemorando a vitória de Lula com os presentes, que fizeram questão de conversar, agradecer e contar as histórias que viveram com a música durante o período eleitoral. A volta para o hotel aconteceu às 4h da manhã, misturando adrenalina e emoção.

"Não dormimos, chegamos no hotel 4h da manhã. O povo abraçando e dizendo: 'Eu conheci vocês', 'Vi você no Youtube', 'Conheço sua música', 'Conheço o seu trabalho', 'Já te sigo', 'Minha mãe gosta muito de vocês, fica tocando o dia inteiro, não aguento mais', 'Minha filha de 4 anos canta as suas músicas'. Conversamos com um, tirando foto com outros", relatou.

Juliano não teve muito tempo para descansar. Com a apresentação ao lado do Presidente e a conquista no Spotify, o telefone não parou. "Deu 7h e todo mundo ligando, ligando, ligando e não paramos".

Juliano, que mora com os filhos em Iguaí, na Bahia, aproveitou algumas horas nesta segunda-feira (31) para comprar presentes para as crianças de 4 e 11 anos. "Eu saí para comprar umas coisas, brinquedos para meu filho, figurinhas da Copa do Mundo para o outro", contou.

Iguaí, inclusive, acompanhou o jingle de Juliano Maderada e Tiago Doidão. O município baiano deu 9.064 votos para Lula (68,57%), enquanto Bolsonaro recebeu 4.155 votos (31,43%).

Jingles para tocar no paredão

No bate-papo, Juliano, dono do canal Maderada Brasil no YouTube, o maior canal de jingles do país, opinou sobre o grande sucesso da música. Diferentemente de outros jingles, "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora", contém elementos musicais mais populares, criado na intenção de ganhar as ruas e os paredões.

"A gente já tinha essa intenção de colocar as músicas nos paredões, porque sabíamos que ia para as ruas, e o carro de som, ele quer um som mais agressivo, uma música mais animada. As músicas institucionais de campanha não tocam dessa forma que as nossas tocaram. Então conseguimos furar várias bolhas", explicou.

Além disso, o hit chegou nas redes sociais, ganhando dancinhas de TikTok, o que impactou na conquista de outro público. "As músicas que a gente fez conseguiram falar algumas coisas, mandar recado e fazer com que pessoas que nunca participaram do processo político, participassem com uma dancinha do TikTok, e com isso, a gente passava a mensagem do Lula, ou anti-Bolsonarista", analisa.

Juliano acredita que o sucesso da canção vai fazer com o que, nos próximos anos de eleições, a população veja mais ações como essa. "É de se repensar, quando tiver uma nova eleição, as pessoas vão entender que é e foi importante essa forma que a gente conseguiu mudar o sistema de fazer propaganda eleitoral".

Olhar atento ao cenário político

Ex-professor de Matemática, Juliano atualmente é produtor musical, e quando criou o canal de jingles acabou virando cantor. "Eu não tinha dinheiro para pagar outro cantor para gravar esses conteúdos para mim", explica ele.

Foi durante o período eleitoral que ele colocou o rosto para jogo com o foco em ajudar Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha. Mesmo com a conquista do Top 1 no Spotify, Juliano conta que, para ele, a grande vitória está na política.


"Eu ainda estou mais na questão política, ainda absorvendo essa questão do Lula. O trabalho que a gente fez nesse tempo todo era para ver o Lula eleito. A questão da música foi uma consequência, mas não tem como negar que essa realização foi muito importante para a nossas vidas, e não é uma realização só como compositor, cantor, produtor e, sim, como um todo. Ainda está caindo a ficha", disse.

Juliano entrega que quem realmente está sentindo a conquista do hit é o parceiro. "O Tiago Doidão está vivendo mais essa coisa, porque ele é mais compositor, cantor, artista, então ele está bem feliz com isso".

Questionado sobre uma segunda parte da canção, o produtor deixa escapar ideias. "Pode ser. Ainda não pensamos nisso, mas acho que já que o Jair foi embora, está na hora do Lula arrumar a casa", brinca.

Sobre parcerias musicais e o futuro da banda, Maderada enxerga prosperidade. "As parcerias estão surgindo, as pessoas estão chamando. O trabalho da banda continua. Agora, com o nome em evidência e o sucesso, vai facilitar e muitas portas vão se abrir", conclui.

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!