Glória Perez é uma das principais autoras de novelas brasileiras da atualidade. Ela foi a criadora de folhetins consagrados que entraram para a história da televisão graças à audiência e, claro, aos temas abordados.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
De clones ao tráfico internacional de pessoas, a autora tem como característica trazer para o debate público temas vistos como tabus, mas que se normalizam com a exposição em uma novela. Outra característica marcante da autora é o intercâmbio. Gloria constantemente aborda culturas de outras regiões nas tramas, fazendo com que o telespectador viaje a cada capítulo e aprenda um pouco sobre culturas diferentes.
O Clone
Em 2001, em "O Clone", a autora fez com que o Brasil que acompanhava o amor entre Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovana Antonelli) aprendesse sobre a cultura marroquina. Roupas, termos e características culturais do país foram adotados pelos espectadores da novela. Inclusive, alguns bordões viraram febre na época. Insha'Allah!
América
Em 2005, a autora voltou com mais uma trama bem acompanhada pelo público. Em "América", a personagem Sol (Deborah Secco) tinha o sonho de viver nos Estados Unidos e, com isso, Glória abordou a entrada ilegal de imigrantes no país. Com a trajetória da mocinha em busca do sonho americano, foi possível conhecer ainda que indiretamente os costumes americanos.
Caminho das Índias
No fim da década, em 2009, “Caminho das Índias” chamou o público para outra viagem. Com um elenco fixo na Índia, a autora seguiu o mesmo caminho de sucesso em “O Clone” e deu uma aula das tradições hindus.
As roupas, características, trejeitos, comida, legislação, divisão social, hábitos e termos foram aprendidos pelos brasileiros. Na época da novela, por exemplo, maquiagens e joias ganharam o público, bem como algumas expressões: “Arebaba”.
Salve Jorge
Em Salve Jorge, de 2013, Glória Perez se inspirou em casos reais de mulheres traficadas para compor a personagem Morena (Nanda Costa), a protagonista da trama. No enredo, Morena é traficada e vai parar na Turquia, na região da Capadócia e ainda de Istambul. A novela tem cenas em locais como Vale do Amor, Vale da Rosa e Vale da Imaginação, além dos voos de balão. Com o folhetim, o público mais uma vez conheceu um pouco da geografia mundial.
A Força do Querer
Com Ritinha e a “Força do Querer”, em 2017, Glória Perez não foi longe. Ela apresentou a cultura do estado do Pará para todo o Brasil, bem como o folclore regional. A protagonista, vivida por Ísis Valverde, dançava Carimbó, conhecia o Boto e ainda era uma sereia.
Travessia
Travessia será a próxima novela das nove da TV Globo e entra para substituir “Pantanal” nesta segunda-feira (10). Por ser de Glória Perez, claro que a trama, além de abordar temas polêmicos, vai apresentar conteúdo regional para o público. A novela começou sendo gravada em Portugal, mas será no Maranhão que ela se desenrolará.
A protagonista, vivida por Lucy Alves, dentre outros temas, apresentará o Tambor de Crioula para o público, uma dança tradicional maranhense executada pelos descendentes de africanos escravizados no Brasil.
+ Saiba mais no canal do iG Gente no Telegram !