Glória Perez mostrará rotina de cadeirante em 'Travessia'

Autora deu pista ao postar foto de uma cadeira de rodas; internautas elogiaram iniciativa

Glória Perez
Foto: Divulgação
Glória Perez

Próxima novela das 21h, que vai suceder "Pantanal", "Travessia" abordará temas de diferentes universos. Nesta terça-feira (23), a autora Glória Perez deu uma pista de mais um assunto que vai ser abordado na trama. Em seu perfil no Instagram, ela publicou a foto de um cadeirante e usou o nome da novela como legenda. Os internautas elogiaram a iniciativa nos comentários. A ideia é que uma atriz cadeirante interprete a personagem, que vai ajudar a mocinha Brisa (Lucy Alves), mas o nome ainda não foi fechado.

Inteligência artificial é outro foco da novela. O pontapé da trama escrita por Glória Perez envolverá um crime cibernético com uso de "deepfake": na história, Brisa terá que provar a própria identidade depois de sua imagem ser utilizada por jovens portugueses numa brincadeira na internet e ela ser confundida com uma criminosa.

O que é deepfake?


Deepfake é uma técnica com uso de inteligência artificial que possibilita alterar o rosto ou a voz de uma pessoa em fotos ou vídeos. Em português claro, tratam-se de fotos ou vídeos em que o rosto de uma pessoa aparece no corpo de outra.

Recentemente, por exemplo, a cantora Anitta foi vítima de deepfake, e o caso foi parar na Justiça. A funkeira teve seu rosto e voz inseridos no corpo de uma atriz num vídeo pornográfico que passou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp. "Trata-se de ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público", afirmou a assessoria da artista, à época.

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Como será a trama de 'Travessia'?


A trama principal de "Travessia" é inspirada num caso real. Em 3 de maio de 2014, Fabiane Maria de Jesus foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças e apanhou até a morte por dezenas de pessoas numa rua do bairro Morrinhos, na cidade Guarujá, em São Paulo. As agressões foram gravadas, e, na época, as imagens foram compartilhadas na internet.

Na trama ficcional, a personagem Brisa terá seu rosto colocado sobre a imagem de uma mulher criminosa procurada pela polícia. A imagem vai viralizar nas redes sociais, e ela será detida pela polícia no aeroporto de São Luís, onde mora, ao tentar embarcar para o Rio de Janeiro para procurar o namorado Ari (Chay Suede). Daí para frente, a vida da personagem será marcada por vários percalços.