Matheus começou a fazer os vídeos com o pai de forma despretenciosa
Reprodução/Instagram/Divulgação 09.09.2022
Matheus começou a fazer os vídeos com o pai de forma despretenciosa

Matheus Costa sente que a fama nas redes sociais chegou em boa hora. O influenciador, famoso por fazer vídeos de pegadinhas com o pai, conta que os frutos do poder viral chegaram logo após Seu Zé, o pai, fazer uma cirurgia para retirar tumores malignos do reto. 


Em entrevista ao iG Gente, Matheus aponta que "parece até uma intervenção divina". Ele relembra que a melhora financeira aconteceu logo após ele e o irmão perderem o emprego devido à pandemia da covid-19. 

"Meu pai descobriu um câncer na pandemia e a gente não tinha reserva, dependia da aposentadoria da minha mãe praticamente. E, cara, ele não tinha plano de saúde, nem nada, minha mãe acabou pegando um empréstimo para ele fazer a cirurgia da retirada do câncer", conta. 

Matheus diz que graças aos vídeos com o pai, que viralizaram na internet, conseguiu pagar a dívida que a família fez. "Três meses depois de viralizar, eu já estava fazendo publi, ganhando um bom dinheiro, então, quitamos essa dívida. Nem sei como seria se isso não tivesse acontecido, como a gente iria arrumar esse dinheiro?", pondera. 

O TikToker conta que o primeiro vídeo do pai que viralizou, em que ele erra propositalmente a gramática, foi logo após a cirurgia para retirar o tumor. "Ele estava magrinho, fraquinho, tanto que a reação dele foi até meio calma, ele estava debilitado", relembra. 

Matheus chega até a resgatar que na segunda cirurgia do pai, para retirar uma bolsa de colostomia, eles foram reconhecidos no hospital devido aos vídeos. "Com a grana da internet consegui pagar essa também, foi super tranquilo, ele foi super bem tratado, já que era famoso, né? Ficou até no melhor quarto, a galera tratava ele que nem diamante lá", brinca. 

Conquistas graças ao Tik Tok

Além do tratamento de câncer do pai e do plano de saúde "quimono dourado", Matheus é grato por outras conquistas. Ele conta que conseguiu comprar um dos apartamentos que o pai alugava, no Rio de Janeiro (RJ), para fazer renda com Airbnb na temporada e ajudar a família.

"Para mim, a maior conquista é ter o apartamento próprio, que era preocupação minha. O segundo é poder dar essa liberdade financeira para meus pais, eles não precisam mais fazer nada, aposentei eles com qualidade de vida, era o que eu sempre quis fazer", pontua. 

Apesar da ajuda financeira, Matheus diz que o pai não aceita dividir os lucros dos vídeos. "Eu ajudo em casa, mas se eu tentasse dar um salário para meu pai, ele não aceitaria, eu ajudo até onde ele deixa. Ele não aceita, mas minha mãe aceita, então dou uma mesada para ela", diz, rindo. 

Matheus viu uma oportunidade no Tik Tok 

Como a maioria dos influenciadores que começou na pandemia, Matheus publicou vídeos no TikTok como uma brincadeira. "Nem sabia como funcionava, mas quando o meu primeiro vídeo viralizou, vi que poderia virar algo maior. Não sabia nem quanto um influenciador ganhava", entrega. 

Matheus começou a postar em abril de 2020, com vídeos onde aparecia sozinho, mas sentiu que os formatos que tentava não seriam o ideal para crescer na plataforma. "Uns davam certo, outros não, eu fazia também reacts de vídeo, que viralizaram algumas vezes. Mas aí parou de dar certo e eu fiquei desesperançoso, né?", conta. 

Ele diz que tinha 300 mil seguidores no TikTok e seis meses de plataforma quando resolveu fazer vídeos com o pai. "Meu pai fica estressado com erros de português e pensei: 'Será que dá para filmar algo engraçado para o TikTok?'. Fiz, publiquei e não imaginava que ia dar tudo isso aí, quando vi, fiz parte dois, fiz o terceiro, agora estou com mais de 300", brinca. 

Mas o influenciador cansou dos vídeos com os erros de português. Ele sentiu que aquilo poderia desgastar o público em pouco tempo e, por isso, resolveu investir em pegadinhas com o pai. 

"Sei que seu eu fizer hoje, dá certo, o pessoal gosta, mas na minha cabeça, não era tão engraçado que nem antes. Tentei fazer essas pegadinhas, chamar ele de negacionista, criar falcatrua para não saturar. Uma hora a piada perde a graça, então vou por outros caminhos", analisa. 

Os pais caem nas pegadinhas, mas desconfiam

Matheus garante que as pegadinhas não são roteirizadas. Ele diz que o pai, na maioria das vezes, cai nas pegadinhas. Já a mãe é mais difícil. "Ela é mais difícil, porque tem mais noção de internet, por isso não dá para fazer vídeos com ela, mas adora os vídeos que eu faço", comenta. 

"Ele não sabe quando eu falo a verdade ou brincadeira, porque eu tenho as maluquices que eu faço sem filmar, então, ele acredita em tudo o que eu falo. Não tem como ele forçar uma atuação, dele ficar vermelho e tal", garante. 

Apesar disso, ele diz que algumas das pegadinhas não dão tão certo. "Ele acredita, mas às vezes entende que é uma brincadeira, não tem uma boa reação e eu nem publico. Um exemplo é a do AirBnb, quando o Negrete começa a cantar, eu vi que ele já começa a desconfiar que é um vídeo", relembra. 

"O 'BBB' é o único reality que eu participaria"

Com a enxurrada de influenciadores em realities como "Big Brother Brasil" e "A Fazenda", Matheus sinaliza interesse em entrar no mundo dos realities, mas afirma que o desejo é somente pelo "BBB".

"Já me chamaram para outros, para todos os tipos, mas eu só iria para o 'Big Brother'. Até da Record já, rurais e não rurais, mas eu não quis", conta. Se o convite para o "BBB" chegar para ele e o pai, Matheus garante que ele vai "até amarrado". 

"Meu sonho é participar do 'Big Brother' desde criança, esse ano foi o único que não me inscrevi, porque tenho muitos seguidores e aí não sei se precisa ser convidado. Eu ficaria muito feliz", comenta, acreditando que tem perfil de campeão do programa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!