Atriz e diretora contou que tudo começou com problemas de visão
Reprodução/Instagram 28.09.2022
Atriz e diretora contou que tudo começou com problemas de visão

A atriz de 39 anos Ludmila Dayer compartilhou nesta quarta-feira (28) em live no Instagram que foi diagnosticada com esclerose múltipla, provavelmente desencadeada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).

Da mesma família do vírus da herpes, acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos e pode ser transmitido pelo contato direto com a saliva, objetos contaminados e por transfusão de sangue. Morando nos Estados Unidos, Ludmila disse que começou a sentir problemas principalmente na visão e na cognição.

Ludmila contou ainda que demorou um ano para conseguir um diagnóstico e explicou como fez para controlar os sintomas com alimentação. Cortou carne, ovo, glúten, álcool, gordura e cafeína. Ela conta que abusa das frutas e do suco de salsão.

"Era um sintoma atrás do outro e por isso eu fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer", contou.

Ludmila começou a pesquisar o tema e resolveu adotar um protocolo alimentar para ajudar a combater os sintomas.

"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo", disse.


O Vírus Epstein–Barr já provocou sintomas de esclerose relatadas por outras artistas, como a atriz Guta Stresser, de 49 anos, sempre lembrada pela Bebel da série "A Grande Família", e a comediante Claudia Rodrigues, de 52. As duas chegaram a se encontrar em agosto deste ano e falaram de planos para montar uma peça sobre o tema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!