Rafael César, Kauan e Luke
Reprodução/ Instagram
Rafael César, Kauan e Luke

Rafael César tem três milhões dos seguidores no TikTok e mais de 400 mil no Instagram. Ele é daquele tipo de influencer que compartilha tudo da vida: trabalho, relacionamento e paternidade. Com o também influencer e músico Luke, o produtor de conteúdo tem um filho de 8 anos, o Kauan. Ao iG Gente, o casal, de Santa Catarina, falou da relação com a criança e como lida com os ataques de ódio que recebe na internet.

Muitos conhecem a família por um viral de 2020. Em um vídeo, Kauan olhou para os pais, os classificou como família e, pela primeira vez, falou do fato de ter sido adotado. Veja: 

"Eu e ele, a gente já tinha um canal desde 2017, a gente já mostrava nossa vida na internet desde então. Nesse vídeo, a gente estava respondendo uma caixinha de perguntas com o Kauan e ele pegou a gente de surpresa. Foi primeira vez que ele falou sobre a palavra adoção. Foi extremamente natural", explica Rafa, que, agora, tem um canal, no YouTube, com o filho e o marido chamado "O Mundo de Nós Três". 

Luke, então, complementa e reforça que todos os vídeos postados com o filho são espontâneos. "A gente fala para ele: 'Filho você quer gravar um vídeo com a gente? Sim ou não?'. Então precisa ser muito da vontade dele de querer participar. A gente nunca força". 

O cantor também diz que eles gostam de compartilhar situações do dia a dia e frequentes da relação de pais e filho. Deste modo, evitam trazer o passado do filho, que foi adotado, para o público. "A gente nunca comenta sobre o passado da vida dele, porque é extremamente íntimo". 

Adoção

O casal optou pela adoção tardia e confessa que enfrentou dificuldades. Os influencers contam que o obstáculo maior não ocorreu durante o processo, mas depois que Kauan se tornou, efetivamente, filho deles.

"Ele chegou na nossa casa e já era uma criança de 5 anos, com traumas, tinha vivido muitas coisas difíceis. Então, a gente ficou com bastante medo. Mesmo que a gente estivesse preparado, a gente viu que não seria fácil. A gente se cobrava demais", explica Rafa. 

Em seguida, ele conta que, aos poucos, eles foram construindo um amor e uma relação. "A coisas que eles mais precisam é amor", conta Rafa. Luke pontua, emocionado, que não foi difícil criar um laço com o filho: "O Cauã é a criança mais incrível que existe na face da terra. Eu não estou falando porque é meu filho, não, é o que todo mundo fala, todas as pessoas que convivem com ele". "A adaptação dele com a gente foi muito mais fácil do que a nossa com ele", ressalta Rafa. 

Ataques de ódio na web

Os dois contam que tentam dar liberdade para Kauan ser o que quiser. Rafa explica que, como toda criança, o filho veio sem preconceito e eles tentam não prejudicar essa virtude. "Elas [crianças] não vêm com nenhum tipo de maldade ou preconceito. O preconceito é colocado através da educação. O Kauan nunca teve algum questionamento do tipo: 'Que estranho dois homens juntos'", ressalta. 

E tal liberdade está em diversos pontos da criação. "Um dia, ele falou de querer pintar as unhas, eu até estava gravando stories. Aí o Luke foi pintar a unha dele", conta Rafa.

O influencer explica que ficou com medo de expor as unhas pintadas do filho por receio dele sofrer ataques na escola. Mas como Kauan queria tirar fotos e postar, eles publicaram. Na escola, nada aconteceu e "todo mundo amou", segundo Rafa. 

Mas na internet a publicação recebeu algumas mensagens de ódio. "Quando começou a viralizar, começaram a vir todos esses comentários negativos", lembra o pai. 

Os influenciadores contam que Kauan não foi afetado pelos haters porque não tem acesso às mensagens de ódio. Eles, porém, preparam o filho para o preconceito que ele pode sofrer em algum momento na vida. 

"Como filho de dois pais e preto, ele poderá sofrer preconceito. E a gente tenta preparar ele, sempre conversando, e sempre deixando claro que ele é muito amado", diz Luke.

Mesmo assim, os dois quiseram expor os ataques para mostrar que a "internet não é terra de ninguém".

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

"99% das mensagens são positivas, só 1% de ódio, que vem específico de um tipo de grupo que a gente já conhece muito bem... E não dá para ignorar. Você tem que entender que eles não podem fazer isso", destaca Rafa, que entrou em contato com advogados para tomar as medidas cabíveis.

"Isso é crime. Então, a gente juntou vários prints e já está com a nossa advogada. Vamos entrar com processo contra algumas pessoas e vamos ver no que vai dar. Não vamos ignorar. A gente não pode se calar e deixar a pessoa fazer o que ela bem entender", explica..

O influenciador ressalta que isso também é uma forma de inspirar outras famílias. Até porque eles relatam que recebem diversas mensagens de fãs os agradecendo a inspiração.

"Muita gente manda mensagem falando que se inspira na gente, pais gays e héteros também. Na verdade, têm muitos homens héteros que me seguem. Já fomos parados por um que falou: 'Quero ser um pai como vocês'", fala Rafa. 

+ Assista ao "Auê", programa de entretenimento do iG Gente

Luke diz que tentam passar a mensagem de que eles são uma família, como qualquer outra, e naturalizar o fato de dois homens serem pais. "A gente está na internet para mudar o pensamento das pessoas. A gente precisa deixar na vida dessas pessoas alguma mensagem, algo importante. Eu acho que o nosso trabalho é poder mostrar para as pessoas o quanto é normal e natural a nossa família", finaliza, emocionado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!