Fernando é cego devido a um retinoblastoma
Reprodução/Montagem/Instagram 03.08.2022
Fernando é cego devido a um retinoblastoma

Fernando Campos, jornalista e influenciador PCD, ficou famoso neste ano após a participação no "The Wall", da Globo, mas poderia ter alcançado a fama muito antes, em 2011. Fernando, que tem quase 180 mil seguidores, conta que quase interpretou um personagem cego em "Malhação". 


Em entrevista ao iG Gente, ele afirma que o personagem Filipe, da edição "Conectados", foi inspirado nele e a autora da trama queria que ele interpretasse o personagem, mas foi vetado pela direção da novela. "Mas, depois de um tempo, um dos diretores da Globo disse que não queria um ator cego porque daria problema. Ele dizia que eu iria tropeçar em cabo, seria o maior problema e pegou um ator para fazer laboratório", conta. 

Filipe acabou interpretado pelo ator Pedro Tergolina. O influenciador conta que passou por uma frustração devido à decisão de um diretor da Globo. "O ator escolhido era super gente boa, não tem nada a ver com isso, né? Ele foi lá fazer o teste e passou, tudo bem. Ele veio para Natal aqui, passou o final de semana comigo, porque o personagem era inspirado em mim. Eles queriam que ele tivesse essa vivência comigo, mas foi super chato na época", relembra. 

Para ele, a televisão ainda não aprendeu a abrir espaço para atores com deficiência, sendo um sintoma de capacitismo estrutural. "Dói, não tenho DRT, mas sou desenrolado, se me chamassem para fazer uma novela, eu faria totalmente. Mesmo que eu fosse advogado, sendo cego, sentiria isso doer, porque é uma questão que difere nossa capacidade como ser humano", comenta. 

Fernando também analisou a próxima novela da Globoplay, "Todas as Flores". "A protagonista é cega, a atriz não é cega. Ela faz um trabalho de atriz, válido, mas por que não chamar uma atriz cega? Quando surge uma oportunidade de um personagem cego, não chamam", pondera.  

Fernando pontua a internet surge como importante alternativa para pessoas com deficiência. "A internet oportunizou muita coisa, existem vários influenciadores no mundo e no Brasil que são PCD e que têm um conteúdo incrível. É muito legal isso, traz a realidade", comenta. 

O influenciador, que ganhou mais de 154 mil seguidores após participar de uma edição do "The Wall", com Luciano Huck, já até pensou em ir para outro reality pela visibilidade, mas acredita que não aguentaria ficar tanto tempo em um "Big Brother Brasil" ou "A Fazenda". 

"São meses na casa de milhões de pessoas. Só que é muita responsabilidade, porque a gente vê que as pessoas são canceladas por pouco, o ser humano é muito mutável e às vezes uma frase já faz a pessoa ser cancelada e perseguida", analisa. 

Ele até brinca e imagina o que faria se estivesse em um paredão e como se defenderia nos 30 segundos que dão para os emparedados. "Eu falaria: 'Gente, é o seguinte. Se eu estiver bem, votem para eu ficar, caso não, pelo amor de Deus me tira daqui", brinca, mas não descarta uma participação.

"Não vou dizer que dessa água não beberei, mas teria que fazer uma reunião de cúpula em casa com minha família. Eles ficariam preocupados, mas é uma coisa que é uma janela importante para meu trabalho", conta o influencer. 

Além dos realities, Fernando também quer ir a todos os eventos de celebridades. Ele, que já foi para o "Fortal" e o "São João da Thay", espera o convite para a "Farofa da Gkay". "O convite ainda não chegou, mas chegando, eu estarei lá, com certeza! Eu e Bruno [o namorado], iremos causar na farofa", afirma. 

"Bruno é ótimo para ser social media"

Fernando atualmente namora Bruno Furtado, que apesar de não curtir a exposição nas redes sociais, não se importa de aparecer para fazer alguns conteúdos com o amado. 

"Ele entende que é o meu trabalho, tanto, que se descobriu um social media, adora estratégias. Às vezes ele não gosta de aparecer, então, a gente vai conversando e ele sabe que deve aparecer ocasionalmente, porque o pessoal chega a perguntar se eu estou solteiro", entrega. 

Fernando diz que conheceu Bruno no "Carnatal", micareta realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. "A gente estava no bloco de Saulo Fernandes, ele amarrou a pulseirinha do Senhor do Bonfim no meu braço e ficamos, mas não tinha a oração dele [na pulseira] e sim o celular e o Instagram dele", conta. 

Fernando e Bruno, que namoram há cinco anos, pensam em morar juntos. "Temos esse plano, a gente fala muito disso, mas não vou dizer quando vai ser porque se eu não conseguir concretizar até tal data, os seguidores vão cobrar. Mas está próximo e vai acontecer em breve", indica. 

Amizade com famosos

Fernando já fez alguns bons amigos no mundo das celebridades. Ele, próximo do apresentador PCD Fernando Fernandes, quer marcar um passeio de monomotor com o ex-BBB.

"Só conversávamos pelo telefone até que chegou o dia que eu iria para o Fortal e avisei que estaria no Ceará. Mas ele veio para Natal, mas a sorte foi que ele chegou um dia antes. Sem querer, nos encontramos na academia", conta. 

Ele diz que estava malhando quando foi surpreendido pelo apresentador. "Ele disse: 'Xará, não acredito que a gente se encontrou assim'. Foi bem legal, mas uma pena que não saímos para almoçar, ele é um querido e me dá dicas que adoro", elogia. 

Fernando Campos também tem um carinho especial por Ivete Sangalo. "Ivete é amor antigo, eu até falo que eu conheço vários artistas, mas ela é aquela que me deixa assim, tremendo, sou o fã. Por mais que tenha entrevistado, eu fico todo besta falando com ela", afirma. 

Fernando também elogia Juliette, responsável por outro 'boom' no perfil no Instagram. Ele é a pessoa que aparece no vídeo em que a cantora e campeã do "BBB 21" pega as mãos e coloca no corpo, para ele conseguir entender como ela era. 

"Foi muito lindo o nosso encontro. Quando entrei no camarim, ela já pegou as mãos e colocou no rosto dela. Eu não pedi, sabe? Foi muito sensível da parte dela e o produtor filmou e eu publiquei. Com uma hora e meia isso tomou uma proporção gigantesca e ganhei 20 mil seguidores", relembra. Ele diz que Juliette o segue no Instagram e até recebeu um convite para conversar melhor com a campeã do "BBB 21". 

Investindo na versatilidade

Com quase 180 mil seguidores no Instagram, Fernando Campos pensa em adicionar algo a mais no currículo. Além de jornalista, escritor, palestrante e influenciador, ele pretende ter um programa de TV.

O jornalista, que já entrevistou celebridades como Luísa Sonza, Ludmilla e até Ivete Sangalo, diz que ter um programa é um sonho para a carreira. "Sou apaixonado por ser jornalista, gosto de entrevistar e tenho o sonho de ter um programa de TV, já tenho dois projetos escritos e tô indo para a batalha", conta. 

Para ele, um programa na televisão seria uma "mega realização". Mas ele quer continuar a escrever e já tem até um livro de ficção LGBTQIA+ em produção. "É um romance que dialoga muito com minha realidade. Um dos personagens é cego, mas apesar dessa semelhança, ele não tem nada a ver comigo", brinca. 

Fernando também não pensa em parar com as palestras e até compara as apresentações com shows. "Não tem como, adoro fazer palestras, conheço o pessoal que me segue. É só entrar em contato comigo que vou para o Brasil todinho se deixar", finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!