Leonardo DiCaprio
Ansa
Leonardo DiCaprio

Faltando poucos dias do prazo final para emissão e regularização do título de eleitor, no dia 4 de maio, o ator Leonardo DiCaprio resolveu se envolver na campanha para incentivar jovens que tenham 16 ou 17 anos na data das eleições a tirarem o título e votarem este ano.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

DiCaprio, que é um notório ativista pelo meio-ambiente e já se manifestou publicamente apoiando iniciativas de preservação da Amazônia, escreveu: "O Brasil abriga a Amazônia e outros ecossistemas críticos na mudança climática. O que acontece lá importa pra todos nós, e a juventude votando é central para a mudança em direção a um planeta saudável. Para saber mais sobre como emitir seu título antes de 4 de maio, acesse  olhaobarulhinho.com #tiraotitulohoje".


Leia Também

Além dele, as atrizes Julianne Moore, de Para Sempre Alice, Jogos Vorazes e Hannibal, e Alyssa Milano, de Charmed, também se manifestaram no Twitter pedindo aos jovens brasileiros que tirem logo o título de eleitor e participem das eleições este ano.

Leia Também

A mobilização se espalhou por outras vozes hollywoodianas esta semana, mas tem sido foco de outras já há algum tempo - começou com o ator Mark Ruffalo, o Hulk de Os Vingadores. No Brasil, uma série de ações e pedidos de influenciadores, artistas como Anitta e até marcas como o Burger King estão focando na participação cívica do público jovem.

De acordo com Edson Fachin, presidente do TSE, entre os meses de janeiro e março, o Brasil registrou recorde histórico de emissões de título de eleitor por essa faixa etária. Foram mais de 1 milhão de títulos. O número é importante porque a participação desse público nas eleições, que é facultativa, vem caindo ano após ano desde 2012.

O TSE ainda não divulgou os números referentes a abril, que é quando a maior parte das mobilizações e campanha aconteceram. No entanto, uma busca no Twitter por "tirei + título" mostra um crescimento de tweets nessa linha, o que indica que a mensagem está ressoando entre os jovens.

(Por Ana Paula Freitas)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários