Os príncipes Philip e Harry
Getty Images
Os príncipes Philip e Harry

O príncipe Harry vai comparecer ao funeral de Philip, no dia 17 de abril, mas sem a companhia de sua esposa, a atriz Meghan Markle . A informação foi divulgada pelo Palácio de Buckingham neste sábado, 10. Philip era marido da rainha Elizabeth II e avô de Harry.

A ausência de Meghan, que é a duquesa de Sussex, foi  justificada com as recomendações médicas que ela recebeu para não viajar dos Estados Unidos ao Reino Unido, já que ela está grávida do segundo filho.

A cerimônia será realizada no castelo de Windsor e não será de Estado, mas algo íntimo, refletindo muitos dos desejos do duque de Edimburgo, como afirma o porta-voz da Família Real. De acordo com o comunicado oficial, o funeral, que será televisionado, "celebrará e refletirá uma vida de serviço de Philip" e começará às 15h (horário local).

A celebração será adaptada para atender os protocolos sanitários contra a Covid-19 e, por isso, haverá apenas 30 convidados, que serão divulgados em lista na próxima quinta-feira, 15.

O plano do funeral, assinado pela própria rainha, prevê um minuto de silêncio nacional. Além disso, os membros da Família Real, separadamente da rainha, vão caminhar atrás do caixão entre o Castelo de Windsor e a Capela de Saint George. A procissão terá oito minutos e oitos carregadores levarão o caixão, coberto com o estandarte do duque, uma coroa de flores, seu chapéu naval e uma espada no topo.

A rainha Elizabeth II também aprovou oito dias de luto nacional, que terminará no próximo sábado. Durante este período, as bandeiras do Reino Unido permanecerão a meio mastro.

"Embora este seja naturalmente um momento de tristeza e luto para a Família Real e para muitos outros que conheceram ou admiraram o Duque de Edimburgo, espera-se que os próximos dias também sejam vistos como uma oportunidade para celebrar uma vida notável, em termos de sua vasta contribuição e legado duradouro", disse o porta-voz do Palácio. O comunicado também pediu que as pessoas que desejam prestar suas condolências pessoalmente fiquem em casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!