Ainda na ativa e com uma trajetória de sucesso, Tony Tornado comemora 90 anos de idade nesta terça-feira (26). Com mais de 40 anos na vida artística, o ator e cantor foi um dos principais responsáveis por trazer a música soul para o Brasil e interpretou papéis importantes na teledramaturgia brasileira. Além do sucesso na carreira, a vida pessoal de Tony também impressiona neste 90 anos.

Tony Tornado comemora 90 anos nesta terça-feira (26)
Reprodução/Instagram
Tony Tornado comemora 90 anos nesta terça-feira (26)


1- O pai de Tony está vivo, com 108 anos

Tony nasceu em 26 de maio de 1930 em Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo. Ele é filho da brasileira Maldy Pessanha Viana e de um pai imigrante.  Ray Antenon nasceu em Georgetown, capital da Guiana, e é um dos sobreviventes da seita de Jim Jones, líder religioso que foi responsável por assassinatos e suicídios em massa no país vizinho ao Brasil . O pai de Tony se mudou para o interior de São Paulo, onde foi escravizado, mesmo com a lei da abolição já vigente. Ray está com 108 anos e vive o sétimo casamento. Além de Tony, ele diz ter outras centenas de filhos. "Isso é possível pela profissão dele enquanto escravo e tudo o que ele passou e viveu", contou o artista em entrevista a uma publicação do Sesc São Pauo.

2 - Tony foi menino de rua

Na pré-adolescência, Tony fugiu de casa. Ele já tinha a vontade de ser artista e via poucas oportunidades para seguir essa carreira no interior de São Paulo. Por isso, ele foi para o Rio de Janeiro, onde sobreviveu vendendo amendoim e engraxando sapatos.

3- Ele serviu como soldado ao lado de Silvio Santos

No anos 40, Tony tinha que servir ao exército. Ele conta que tinha o desejo de ser paraquedista e se alistou na Escola de Paraquedismo de Deodoro em 1948. No exército, ele serviu ao lado de ninguém menos que Silvio Santos . Nessa época, o cantor e ator também conheceu Gregório Fortunato, o responsável pela segurança de Getúlio Vargas, homem que ele interpretaria anos depois na minissérie "Agosto". Além disso, Tony ainda lutou no Canal de Suez, no Egito, como contou em entrevista a Pedro Bial. Em 1963, ele deixou as forças armadas

4- Foi cafetão nos Estados Unidos e amigo de Tim Maia

A carreira artística para Tony começou com imitações do cantor americano Chubby Checker. Assim, ele acabou entrando no mundo da música e fez parte do grupo Coisas do Brasil, com o qual se mudou para os Estados Unidos. Ele morou no Harlem, em Nova York, onde trabalhava em uma balada como cafetão, algo do qual ele diz não se orgulhar, mas aceitou o emprego porque era a oportunidade que tinha. P or lá, o cantor teve contato com ritmos musicais como o soul e também com os movimentos de luta pelos direitos civis. Foi também na América do Norte que ficou amigo de Tim Maia, a quem se refere como Sebastião.

5 - Foi preso algumas vezes durante a ditadura militar

Quando voltou ao Brasil, Tony trouxe na bagagem a luta no movimento negro. Em 1971, ele estava no Maracanãzinho e assistia a  Elis Regina cantar "Black is Beautiful". Sem pensar duas vezes, ele invadiu o palco e levantou o punho no gesto dos Panteras Negras, grupo que lutava pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Tony saiu do palco algemado e conta que foi pego pelo DOPS umas nove vezes no total . O artista fazia parte da banda Black Rio e nos intervalos dos shows eles gritavam palavras de ordem e acabavam presos pelos militares.

Tony Tornado e Elis Regina
Reprodução/Instagram
Tony Tornado ao lado de Elis Regina


6 - Tony já foi casado com Arlete Salles

Durante o período em que começava a ficar famoso no Brasil e lutava pelos direitos da população negra, Tony se apaixonou por Arlete Salles . Os dois namoraram e foram casados por 7 anos. Em entrevista a Pedro Bial, o ator contou que naquela época foi uma grande polêmica ele, militante pelos direitos negros, estar em um relacionamento com uma loira. 

7 - Viveu no exílio

Além de ter sido preso, Tony também teve que se exilar do Brasil. O primeiro lugar em que ele foi morar foi no Uruguai. Em entrevista à revista do Sesc, ele detalha que o Bloco Socialista o enviou para países como Coreia do Norte, Angola, a antiga Tchecoslováquia, Honduras, Dinamarca e outros, antes de retornar ao Brasil.

8 - Ganhou o Festival Internacional da Canção

Um dos principais marcos da carreira de Tony foi vencer o Festival Internacional da Canção. Ele foi convidado para cantar a música " BR-3 " e mostrou o soul que tinha aprendido no exterior ao Brasil. Após isso, o nome de Tony estourou.


9 - Trabalhou na TV Tupi

Quando começou a fazer sucesso como cantor, Tony começou a investir em aulas de atuação. "Mesmo quando cantava eu estava representando", ele chegou a dizer a uma entrevista ao Estadão. O primeiro papel importante do artista foi o de João Corrisco em " Jerônimo, Herói do Sertão " da TV Tupi. Ele está há mais de 40 anos na televisão e fez parte dos elencos de " Roque Santeiro ", "Os Trapalhões", "Começar de Novo" e muitos outros novelas e filmes"

10- Continua na ativa como ator e cantor

Aos 90 anos, Tony Tornado continua presenteando o povo com o seu talento. Recentemente ele atuou na série " Carcereiros " da Globo, no filme "Os Farofeiros", foi um dos jurados do reality show musical " Superstar " e ainda se apresenta em shows.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes