Há 20 anos, Tim Maia se foi e não só deixou um legado incrível, como sua própria existência originou biografias em diversos formatos. Para relembrar a importância de sua obra e de seu talento para a história da música brasileira, a vitrine virtual "Um SóLugar" preparou um infográfico com os mais valiosos highlights de sua carreira.

Leia também: "A melhor parte é a paixão que vocês têm", afirma Jon Secada sobre Brasil

Tim Maia
Reprodução
Tim Maia


De ex-baterista da banda do bairro, "Os Tijucanos do Ritmo", à sua famosa desavença com Roberto Carlos, quando formavam o grupo "The Sputniks", ainda adolescentes, Tim Maia já colecionava episódios que mais tarde contribuiriam para a construção da imagem deste artista contestador e extremamente criativo. Mas foi durante uma temporada nos Estados Unidos que, ainda aos 17 anos, ele foi apresentado ao som dos metais que embalam o soul music, e lá também deixou sua marca, quando integrou o grupo The Ideals.

Leia também: Festival de música reúne mulheres artistas em uma série de eventos em São Paulo

Já adulto, o cantor compôs sucessos e produziu discos de artistas consagrados, como os da turma da Jovem Guarda. O seu primeiro longplay veio só em 1970, arrebatando o público com célebres interpretações, como Azul da Cor do Mar e Primavera . Além disso, ele fez sucesso com Não Quero Dinheiro , O que Você quer Apostar e Gostava Tanto de Você .

undefined
Infografia/ Um Só Lugar

Tim Maia

Mais para frente, Tim Maia foi apresentado à doutrina Cultura Racional e imergiu completamente num oceano de ciências terrenas e espirituais. Mais dois discos, com músicas de própria autoria e de demais compositores, foram lançados nessa época. O envolvimento não durou muito e o cantor voltou aos estúdios ao fim da década de 70 para uma produção quase interminável de sucessos

A patir disso, nasceram obras como  O Descobridor dos Sete Mares, Somos América, Carinhos, Dance Bem, Voltou Clarear, Nova Era Glacial, Pro Meu Grande Amor, Sorriso de Criança e tantas outras. 

O ícone da música soul brasileira ainda está entre os artistas mais prestigiados pelo Prêmio da Música Brasileira, ocupando a 5ª posição do ranking, com 13 reconhecimentos. Sete vezes eleito o melhor cantor, Tim Maia continua sendo uma inspiração para artistas contemporâneos e um indispensável clássico para as novas gerações.

Luis Fonsi no Brasil

Sucesso no mundotodo, Luis Fonsi virá ao Brasil pela primeira vez em maio com a sua  “Love and Dance Tour”. A produtora Forever Music, anunciou os shows em três capitais: Curitiba, no Live Curitiba, dia 3, no Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 4, e Rio de Janeiro, no dia 5, no Km de Vantagens Hall.

Luis Fonsi anuncia shows no Brasil em maio
Divulgação
Luis Fonsi anuncia shows no Brasil em maio


Semana das mulheres

Do dia 7 a 11 de março, O CCBB fará uma programação especial para a Semana da Mulher. Veja:

Semana da Mulher no CCBB SP
Reprodução
Semana da Mulher no CCBB SP


Práticas e Reflexões “A participação e a atuação feminina na arte urbana em São Paulo”
Em diálogo com a exposição “Jean Michel Basquiat”, no Dia Internacional da Mulher, o programa Educativo propõe uma mesa redonda com quatro artistas sobre a atuação feminina na arte urbana, sua importância e as dificuldades encontradas por elas.
Dia 8/3 - Das 19h às 21h
Convidadas: Nenê Surreal, Anike Laurita, Bea Andrade e Nayara Patente

Ação Temática: Dia Internacional das Mulheres “Marcas urbanas, intervenção e resistência”
O Programa CCBB Educativo promove o encontro do público com mulheres da arte urbana de São Paulo, em uma oficina que irá explorar as técnicas utilizadas por elas em suas produções.
Dia 9/3 - Das 18h às 20h

“Luz, Câmera e Close: uma homenagem a Fernando Faro”– Show com Ná Ozzetti
No Dia Internacional da Mulher, o CCBB São Paulo apresenta o último show do projeto “Luz, Câmera e Close: uma homenagem a Fernando Faro”, com Ná Ozzetti e participação especial da banda Mamparra. Antes da apresentação, acontece o debate “Fernando Faro e a trajetória do Rádio & TV no Brasil", com o curador do projeto Paulo Bastos e as convidadas Lillian Aidar e Patricia Palumbo. Ingressos: http://bit.ly/NaOzzettiCCBBSP
Dia 8/3 – 20h

Mostra de Cinema “Retrospectiva Helena Solberg”
A programação especial da Semana da Mulher conta com debates sobre a cineasta brasileira Helena Solberg. Suas obras são caracterizadas por temas como feminismo, exílio, ditadura, trabalho, engajamento político, e também pela experimentação formal que atravessou contextos históricos decisivos para o Brasil e a América Latina.

Sessão de “A terra proibida”, seguida de debate com Mariana Souto
09/03 – Sexta, às 19h

Sessão de “Meio-dia, a entrevista e a nova mulher”, seguida de debate com Ramayana Lira
10/03 – Sábado, às 16h30

Corra!

Vencedor do Oscar 2018 na categoria Roteiro Original, "Corra!" chega ao Telecine Play e ao Telecine Premium na Superestreia deste sábado (10 ), uma semana após a premiação.

Divulgação
"Corra!" estreia neste sábado (10)


Enigmático, envolvente, tenso, mas com um pouco de humor. Esses são os ingredientes que marcam o filme de estreia do ator e humorista Jordan Peele como diretor, um suspense que aborda com irreverência a complexa questão racial na sociedade americana. Inspirado num espetáculo de Eddie Murphy, o cineasta conta como um fim de semana em família pode transformar o relacionamento do jovem negro Chris (Daniel Kaluuya) com a namorada branca, Rose (Allison Williams), já que seus pais escondem segredos intrigantes e comportamentos racistas.

Leia também: "As pessoas me chamavam de Tim Maia de saias", conta Sandra de Sá

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!