Há 20 anos, Tim Maia se foi e não só deixou um legado incrível, como sua própria existência originou biografias em diversos formatos. Para relembrar a importância de sua obra e de seu talento para a história da música brasileira, a vitrine virtual "Um SóLugar" preparou um infográfico com os mais valiosos highlights de sua carreira.

Leia também: "A melhor parte é a paixão que vocês têm", afirma Jon Secada sobre Brasil

undefined
Reprodução
Tim Maia


De ex-baterista da banda do bairro, "Os Tijucanos do Ritmo", à sua famosa desavença com Roberto Carlos, quando formavam o grupo "The Sputniks", ainda adolescentes, Tim Maia já colecionava episódios que mais tarde contribuiriam para a construção da imagem deste artista contestador e extremamente criativo. Mas foi durante uma temporada nos Estados Unidos que, ainda aos 17 anos, ele foi apresentado ao som dos metais que embalam o soul music, e lá também deixou sua marca, quando integrou o grupo The Ideals.

Leia também: Festival de música reúne mulheres artistas em uma série de eventos em São Paulo

Já adulto, o cantor compôs sucessos e produziu discos de artistas consagrados, como os da turma da Jovem Guarda. O seu primeiro longplay veio só em 1970, arrebatando o público com célebres interpretações, como Azul da Cor do Mar e Primavera . Além disso, ele fez sucesso com Não Quero Dinheiro , O que Você quer Apostar e Gostava Tanto de Você .

undefined
Infografia/ Um Só Lugar
Tim Maia

Mais para frente, Tim Maia foi apresentado à doutrina Cultura Racional e imergiu completamente num oceano de ciências terrenas e espirituais. Mais dois discos, com músicas de própria autoria e de demais compositores, foram lançados nessa época. O envolvimento não durou muito e o cantor voltou aos estúdios ao fim da década de 70 para uma produção quase interminável de sucessos

A patir disso, nasceram obras como  O Descobridor dos Sete Mares, Somos América, Carinhos, Dance Bem, Voltou Clarear, Nova Era Glacial, Pro Meu Grande Amor, Sorriso de Criança e tantas outras. 

O ícone da música soul brasileira ainda está entre os artistas mais prestigiados pelo Prêmio da Música Brasileira, ocupando a 5ª posição do ranking, com 13 reconhecimentos. Sete vezes eleito o melhor cantor, Tim Maia continua sendo uma inspiração para artistas contemporâneos e um indispensável clássico para as novas gerações.

Luis Fonsi no Brasil

Sucesso no mundotodo, Luis Fonsi virá ao Brasil pela primeira vez em maio com a sua  “Love and Dance Tour”. A produtora Forever Music, anunciou os shows em três capitais: Curitiba, no Live Curitiba, dia 3, no Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 4, e Rio de Janeiro, no dia 5, no Km de Vantagens Hall.

undefined
Divulgação
Luis Fonsi anuncia shows no Brasil em maio


Semana das mulheres

Do dia 7 a 11 de março, O CCBB fará uma programação especial para a Semana da Mulher. Veja:

undefined
Reprodução
Semana da Mulher no CCBB SP


Práticas e Reflexões “A participação e a atuação feminina na arte urbana em São Paulo”
Em diálogo com a exposição “Jean Michel Basquiat”, no Dia Internacional da Mulher, o programa Educativo propõe uma mesa redonda com quatro artistas sobre a atuação feminina na arte urbana, sua importância e as dificuldades encontradas por elas.
Dia 8/3 - Das 19h às 21h
Convidadas: Nenê Surreal, Anike Laurita, Bea Andrade e Nayara Patente

Ação Temática: Dia Internacional das Mulheres “Marcas urbanas, intervenção e resistência”
O Programa CCBB Educativo promove o encontro do público com mulheres da arte urbana de São Paulo, em uma oficina que irá explorar as técnicas utilizadas por elas em suas produções.
Dia 9/3 - Das 18h às 20h

“Luz, Câmera e Close: uma homenagem a Fernando Faro”– Show com Ná Ozzetti
No Dia Internacional da Mulher, o CCBB São Paulo apresenta o último show do projeto “Luz, Câmera e Close: uma homenagem a Fernando Faro”, com Ná Ozzetti e participação especial da banda Mamparra. Antes da apresentação, acontece o debate “Fernando Faro e a trajetória do Rádio & TV no Brasil", com o curador do projeto Paulo Bastos e as convidadas Lillian Aidar e Patricia Palumbo. Ingressos: http://bit.ly/NaOzzettiCCBBSP
Dia 8/3 – 20h

Mostra de Cinema “Retrospectiva Helena Solberg”
A programação especial da Semana da Mulher conta com debates sobre a cineasta brasileira Helena Solberg. Suas obras são caracterizadas por temas como feminismo, exílio, ditadura, trabalho, engajamento político, e também pela experimentação formal que atravessou contextos históricos decisivos para o Brasil e a América Latina.

Sessão de “A terra proibida”, seguida de debate com Mariana Souto
09/03 – Sexta, às 19h

Sessão de “Meio-dia, a entrevista e a nova mulher”, seguida de debate com Ramayana Lira
10/03 – Sábado, às 16h30

Corra!

Vencedor do Oscar 2018 na categoria Roteiro Original, "Corra!" chega ao Telecine Play e ao Telecine Premium na Superestreia deste sábado (10 ), uma semana após a premiação.

undefined
Divulgação
"Corra!" estreia neste sábado (10)


Enigmático, envolvente, tenso, mas com um pouco de humor. Esses são os ingredientes que marcam o filme de estreia do ator e humorista Jordan Peele como diretor, um suspense que aborda com irreverência a complexa questão racial na sociedade americana. Inspirado num espetáculo de Eddie Murphy, o cineasta conta como um fim de semana em família pode transformar o relacionamento do jovem negro Chris (Daniel Kaluuya) com a namorada branca, Rose (Allison Williams), já que seus pais escondem segredos intrigantes e comportamentos racistas.

Leia também: "As pessoas me chamavam de Tim Maia de saias", conta Sandra de Sá

    Veja Também

      Mostrar mais