Existem inúmeros fatores sociais que podem explicar porque, nos últimos anos, vimos uma polarização crescente de ideologias políticas, tanto no Brasil como fora. Existe também o crescente uso da internet como ferramenta de liberdade de expressão e compartilhamento de pontos de vistas. Como os anônimos, os famosos também utilizam suas plataformas para se posicionar, mas o que vemos nos últimos tempos é um crescimento da necessidade de emitir suas opiniões. No último domingo (09), tanto Fernanda Montenegro como Alexandre Nero usaram seu espaço no “Domingão do Faustão” para fazer um discurso político .

Fernanda Montenegro e Alexandre Nero usaram sua participação no
Reprodução
Fernanda Montenegro e Alexandre Nero usaram sua participação no "Domingão do Faustão" para se manifestar politicamente

Nero passou sua visão sobre o tempo que passou filmando na Paraíba e defendeu o ex-presidente Lula, enquanto Fernanda Montenegro saiu em defesa da classe artística no geral. Essa é a manifestação mais recente dos famosos que, principalmente nos últimos meses, tem usado suas plataformas para falar sobre eleição. Mas, próximo a outubro, é normal que o clima eleitoral esquente os debates. O que temos visto, porém, é um aumento nas manifestações espontâneas, seja para criticar o governo, ou apontar um problema social.

A manifestação não é nova. Aliás, a classe artística sempre esteve ligada a uma posição de contestação. No Brasil, por exemplo, existe um movimento criado na rasteira de uma crise política, o Tropicalismo, inteiramente dedicado a criticar a Ditadura Militar do período.

Talvez, a urgência dos famosos em se manifestar tenha a ver com possíveis mudanças profundas que estamos prestes a viver Brasil afora. Ou, talvez seja uma tendência correspondente aos tempos onde vivemos conectados 24 horas por dia.

Leia também: Após defender Lei Rouanet, Fernanda Montenegro recebe crítica nas redes sociais

Viralizando

Com as redes, a opinião dos famosos se populariza de maneira mais rápida
Divulgação
Com as redes, a opinião dos famosos se populariza de maneira mais rápida

Em 2011, diversos artistas se reuniram em um vídeo para protestar contra a Usina de Belo Monte, na época em construção pelo Governo Federal. A obra, vista por muitos como prejudicial para parte da população da região que teria que ser realocada, ganhou grande repercussão após o vídeo. Independente do fato de ter tido uma mudança ou não após o vídeo, as celebridades foram essenciais para ampliar o debate sobre o assunto na época.

Nesse ano, porém, o Instagram tinha acabado de nascer, e não tinha a força que tem hoje. O Facebook, longe de ser a rede social atual, ainda não era fonte de compartilhamentos acelerados, mas já serviu como plataforma para esse vídeo.

De lá para cá, muita coisa mudou em relação ao ser humano, a internet e as redes, e essa mudança, que gerou maior proximidade entre ídolo e fã – também foi essencial para que os artistas dividissem suas opiniões com seu público.

Famosos com a boca no trombone

Famosos nas eleições nos EUA
Reprodução/ Instagram
Famosos nas eleições nos EUA

Direita, esquerda, centro ou o que for, todos querem se manifestar, e todos têm, hoje, um sentimento de urgência em seu comportamento. Em 2016, nos EUA, aconteceu a maior manifestação das celebridades dos anos 2000. Assim como vimos esse ano no Brasil, muitos famosos decidiram declarar seus votos e fazer campanhas para seus candidatos, sempre baseados nessa urgência de transmitir sua mensagem e garantir que seu escolhido fosse eleito.

Desde então, é só acompanhar uma celebridade americana no Instagram para saber a data das próximas eleições. O sistema eleitoral lá é diferente do nosso, e os diversos cargos políticos são eleitos em diferentes momentos. Sendo assim, a sensação para quem segue celebridades dos EUA é que sempre tem algum candidato para eles apoiarem ou uma eleição para atender.

No geral, eles estão sim mais politizados. Agora, aqui no Brasil, estamos seguindo a mesma tendência. Embora o “boom” dos comentários políticos tenha ocorrido durante as eleições, as redes, ou qualquer plataforma com visibilidade, será primordial para os artistas que são engajados politicamente.

O que antes era uma nota de rodapé hoje está circulando em letras garrafais. De novo, não é uma questão de certo ou errado, direita ou esquerda, melhor e pior. Mas sim uma questão de dizer agora – já – o que você acha sobre determinado tema, e usar qualquer recurso que tenha disponível.

Leia também: Dez polêmicas envolvendo famosos nas eleições 2018

Assim, devemos ter mais momentos como os vividos por Fernanda Montenegro e Alexandre Nero na Globo no último domingo. E, se tivermos sorte, as emissoras não irão podar esse comportamento. Afinal, concordando ou discordando, é essencial que os famosos – ou anônimos - consigam se manifestar. No futuro, talvez essa urgência se perca um pouco, mas o caminho que vivemos na era das redes sociais é sem volta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!