Para quem já vivenciou qualquer situação de assédio ou abuso sexual
, a sensação de impotência sempre vem acompanhada da falta de crédito para a palavra da vítima e, feita a soma de tudo isso, o resultado acaba sendo uma marca para a vida de ambas as partes.
Leia também: 10 vezes em que a teledramaturgia falou sobre estupro e abuso sexual
Ainda que esse assunto não seja dos mais pautados com a devida seriedade, o debate em torno dele já foi levantado várias vezes por um dos meios mais eficazes no que diz respeito a contato com o público: a TV. No entanto, essa situação está (bem) longe de acontecer só no âmbito da ficção e as pessoas do meio da fama também não estão isentas de se envolverem em casos como esses. Com base nisso, o iG Gente resolveu fazer uma lista com celebridades que já foram acusadas de assédio ou abuso sexual . Confira:
José Mayer
Um dos casos mais atuais é o do ator José Mayer , acusado de assédio sexual por uma funcionária da Rede Globo, Sussllem Meneguzzi Tonani, figurinista. Depois do ocorrido, o protesto “#ChegaDeAssédio” teve início e o ator se desculpou publicamente.
Casey Affleck
O irmão do ator Ben Affleck, Casey Affleck, também esteve envolvido numa situação de crime sexual. Dentre as duas vezes que já foi acusado, uma das queixas foi feita por uma integrante que trabalhou ao lado da celebridade numa equipe de filmagem.
Dr. Rey
O caso de Dr. Rey não destoou muito dos outros também. O cirurgião plástico mega conhecido já teve problemas com autoridades por ter assediado uma produtora de seu programa, que já não existe mais, na emissora RedeTV!.
Michael Jackson
Para o maior astro pop de todos os tempos, acusações de crimes sexuais foi o que não faltou. Em vida, o cantor foi acusado mais de uma vez de pedofilia e abuso sexual de crianças. Em uma das vezes, um acordo foi feito e a investigação arquivada.
Leia também: Paola Carosella relata primeiro assédio: "Minhas pernas tremiam"
Cee Lo Green
No caso do rapper Cee Lo Green, a coisa conseguiu piorar. O cantor, em 2013, foi acusado de estupro por uma mulher que, supostamente, teria sido intoxicada por ele. A justiça, na época, se recusou a registrar a queixa por considerar as evidências do quadro insuficientes.
Charlie Sheen
A má fama não é só do personagem de “Two And a Half Men”. Além de ocorrer na ficção, a reputação negativa também afetou a vida pessoal do ator, que já foi acusado por uma assistente de dentista de ter lhe arrancado a roupa, apalpado partes de seu corpo, além de a ter ameaçado com uma faca.
Woody Allen
Ainda que o título de maior cineasta de todos os tempos tenha um peso e tanto, Woody Allen também não escapou de se envolver nesse tipo de polêmica. O diretor também já foi acusado de molestar a filha de sete anos de uma ex-companheira, Mia Farrow. A equipe médica da polícia não afirmou a agressão e a celebridade negou a culpa.
John Travolta
De acordo com a massagista que denunciou o assedio de John Travolta, o ator teria sido abusivo no momento em que a profissional entrou no seu carro para cumprir seu trabalho - o ator estava nu e rodeado de camisinhas. A vítima pediu indenização de US$ 2 milhões.
Arnold Schwarzenegger
Não só uma, mas seis mulheres registraram acusações contra o ator. Entre detalhes dos abusos, estão a tentativa de tirar roupas, contato físico com partes intimas não consentido e discurso obsceno. O ator, posteriormente, também se desculpou pelo comportamento machista.
Alexandre Frota
Numa gravação de 2014 que foi reexibida em 2015 no talk-show “Agora é Tarde”, comandado por Rafinha Bastos na época, Alexandre Frota relatou um caso em que manteve relações sexuais com uma mãe de santo sem consentimento e gerou revolta no público que o acusou de apologia ao estupro. Segundo Frota, a mulher chegou a desmaiar por conta da força com a qual pegou no pescoço dela.
Sean Kingston
No caso do rapper, a acusação também foi pior. Sean Kingston foi acusado de fazer parte de um estupro coletivo com seu segurança, guarda-costas e uma universitária. A vítima disse ter sido embriagada e obrigada a manter as relações sexuais. Sean alegou que o sexo foi consensual.
Terry Richardson
O currículo brilhante de Terry não o isentou do envolvimento com polêmicas de assédio. O profissional já teve mais de uma acusação de abuso sexual – uma, inclusive, foi registrada por Charlotte Waters, de 19 anos. Segundo a vítima, Terry a teria coagido a desabotoar sua calça, mas o fotógrafo negou e alegou que era tudo mentira.
Roman Polanski
O diretor do longa “O Pianista” (2002) foi preso na década de 70 por agressão sexual a uma menina menor de idade e também já foi acusado de estupro. Samantha Geimer teria sido vítima do oferecimento de bebidas e uma droga sedativa por parte do cineasta, com 13 anos.
R. Kelly
O cantor tem passagem pela policia por estar envolvido em casos de pedofilia – não só no sentido de manter relações sexuais com meninas menores de idade, mas também de produzir pornografia infantil. Foi preso em 2003, mas depois absolvido.
Mike Tyson
Conhecido mundialmente por conta do boxe, o lutador foi preso em 1991 por ter estuprado uma menina de apenas 18 anos. Mesmo tendo sido condenado a seis anos de cárcere, a celebridade foi solta em 1995, 4 anos depois.
Bill Cosby
O ator foi acusado de drogar e estuprar uma funcionária de uma universidade, a de Temple, localizada na Filadélfia. No entanto, depois dessa primeira acusação ter vindo à público, o comediante foi alvo de muitas outras que surgiram.
Leia também: Tudo sobre a denúncia de assédio contra Biel
Elton John
O segurança do cantor denunciou à justiça não só um caso, mas três em que o astro teria molestado o próprio funcionário, Jeffrey Wenninger e um processo contra o suposto crime sexual envolvendo Elton John foi aberto.