O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo se pronunciou a respeito do debate que ocorreu nesta quarta-feira (18) no “BBB 23” envolvendo o enfermeiro Cezar Black e o médico Fred Nicácio. O Coren-SP condenou “qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade”.
“A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas.”, afirmava a nota do Conselho.
Durante os primeiros dias do “Big Brother”, o debate entre médicos e enfermeiros ficou em alta quando Nicácio citou uma situação de constrangimento que aconteceu em sua carreira com uma enfermeira. Na ocasião, uma enfermeira branca teria lhe respondido que aquilo não era para ele e sim para médicos. Anos depois, quando o brother exercia a profissão de médico, teve a mesma mulher como enfermeira dele.
O enfermeiro Cezar Black fez um desabafo sobre esse assunto, o profissional da área da saúde relembrou a fala de Fred Nicácio e a julgou como ofensiva para a classe da enfermagem. Com a discussão em alta, o Conselho de Enfermagem tomou as dores do colega e publicou em nota condenando as atitudes similares a do médico e fisioterapeuta.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.