O enfermeiro Cezar Black fez um longo desabafo que o levou ao choro na tarde desta quarta-feira (18). Em conversa com Domitila Barros, o profissional da área da saúde relembrou uma fala do médico Fred Nicácio e a julgou como ofensiva para a classe da enfermagem.
"As pessoas têm o estigma que o enfermeiro é o secretário. Quando Fred falou, tentando ser para ele algo de positivo, 'ah, a enfermeira me criticou porque eu era fisioterapeuta, mas depois virei médico e ela tinha que me auxiliar', para gente é super ofensivo. Não é fácil ser eu. Para chegar aonde eu cheguei. Ninguém nunca me deu um real. Eu sempre fui só e vou morrer assim, sem depender de ninguém para nada".
O enfermeiro ainda exaltou o trabalho dos profissionais e disse que essa rivalidade é algo que sempre acontece.
"A enfermagem vai estar do dia que você nasce, na hora da UTI, quando você tá internado, sofrendo... até quando você morreu. Quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem quando você vem ao mundo e a última. Então nossa classe é foda."
Durante a tarde de ontem, Fred relembrou de quando era fisioterapeuta e ao falar que tinha vontade de entubar um paciente, uma enfermeira branca teria lhe respondido que aquilo não era para ele e sim para médicos. Fred se ressentiu do comentário e anos depois, quando já era formado em medicina, a mesma mulher foi enfermeira dele.
Nas redes sociais o comentário também foi alvo de críticas. "1 Racistas devem ser presos. 2 Por fazer medicina, fisioterapeuta não dá volta por cima, apenas muda de profissão. 3 Não existe hierarquia entre fisio, medicina e enfermagem. 4 'Minha enfermeira' é uma fala exclusiva
de pacientes. 5 Não se combate preconceito com preconceito", analisou um telespectador.
"O fato de ser médico não te coloca acima de nenhuma outra categoria profissional", apontou outro.