Tamanho do texto

Redes preenchem vácuo deixado pelos próprios participantes. Resultado do paredão formado por Diego, Isabella e Alan pode ser indicativo da influência das redes no programa. Vote em quem você quer que seja eliminado

Diego, Isabella e Alan compõe o quarto paredão - o terceiro formal - do "BBB 19". Escolhido pela casa, pesa contra Alan o fato de ser a maior planta do momento em uma edição notabilizada por plantas. O politicamente incorreto Diego, por seu turno, canaliza o ódio das redes sociais. Este paredão deve se decidir entre eles.

Leia também: Os ratos de redes sociais estão deixando o “BBB” mais chato?

Diego  está emparedado no
Reprodução/Globo
Diego está emparedado no "BBB 19"

Há, ainda, Isabella. Ela foi apontada pela colíder Elana - Diego foi voto de Danrley -, e ficou espumando de raiva. O santo das duas não bate e, a despeito de Maycon estar mais sujo do que banheiro público, elas assumiram essa rivalidade que começou no "BBB 19" com a afeição do vendedor de queijos mineiro. 

Essa é a história de um paredão que não suscita paixões, tampouco empreende boas ou ruins perspectivas para o futuro do jogo. No limiar, a saída de Diego seria mais uma pá de cal no túmulo do programa que patina em fornecer elementos para bombar na audiência.

Se na TV não há muito pelo que ansear, nas redes sociais é outra realidade. A antipatia das redes pelo denominado grupo Vila Mix está patente e cada vez mais inflada. É o ranço por Diego, que no último fim de semana proferiu mais uma declaração polêmica percebida como homofóbica , que movimenta esse paredão. Essa realidade ratifica as redes sociais como personagem ativo do programa. 

O que há de mais interessante no "BBB" hoje, para aludir o bem-sucedido quadro do "Fantástico", a Globo não mostra. A reação cada vez mais virulenta das redes sociais às falas de Diego, Paula, Hariany , Tereza e Maycon está provocando textões, mutirões e até mesmo pautas sociais na internet. Mas nada disso faz, a priori, parte do jogo. 

Os emparedados Diego, Alan e Isabella no BBB 19
Montagem/Reprodução
Os emparedados Diego, Alan e Isabella no BBB 19

A própria questão dos posicionamentos políticos dentro da casa, e da percepção a eles fora, chegou a ser objeto de chacota da edição do programa na última terça-feira (5), em que Hana foi eliminada. Desde então, Mr. Edição tem mostrado mais os momentos controversos dos participantes que, a rigor, são os que mais compreendem o que é o "BBB" em essência.

Leia também: "Guerra Fria" narra flagelo de história de amor com ascensão comunista de fundo

Os efeitos práticos dessa guinada, derivada menos das demandas histéricas das redes e mais da necessidade de oxigenar uma narrativa que teima em ficar empacada, ainda estão em suspensão. A resolução desse paredão pode ser a primeira pista. De certo, o fato de que as redes sociais preenchem um vácuo deixado pelos próprios participantes no "BBB 19" .

    Leia tudo sobre: BBB