'Marighella': Seu Jorge e o diretor Wagner Moura no se
Divulgação
'Marighella': Seu Jorge e o diretor Wagner Moura no se

A equipe responsável pelo filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, foi surpreendida pelo vazamento do longa-metragem inédito. Desde o último domingo (9/5), circula por meio de redes sociais um link não-oficial que dá acesso à íntegra da produção com legendas em inglês.

Produtores, distribuidores e técnicos, além do próprio Wagner Moura, estão reunidos, nesta segunda-feira (10/5) para tratar do assunto. A equipe quer iniciar uma investigação para averiguar detalhes do caso e chegar aos autores do crime. Em redes sociais e correntes encaminhadas no WhatsApp, o arquivo é compartilhado com mensagens dizendo que a produção do filme ou mesmo o diretor disponibilizaram o filme. A informação é falsa.

Internamente, especula-se que o vazamento tenha ocorrido fora do Brasil, já que apenas a versão com legendas em inglês foi colocada na web. Nesta noite, os responsáveis por "Marighella" também devem definir como ficam as estratégias de divulgação e lançamento da produção, prevista para estrear nos cinemas em novembro de 2021.

Estrelada por Seu Jorge, a cinebiografia narra os últimos anos de vida de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Participam do elenco nomes como Bruno Gagliasso, Adriana Esteves, Humberto Carrão, Luiz Carlos Vasconcelos e Herson Capri.

Lançamento conturbado

Vale lembrar que o filme "Marighella" vem sendo duramente afetado por questões que têm atrapalhado seu lançamento no país.

Em junho de 2019, foi divulgado que "Marighella" chegaria aos cinemas brasileiros em 20 de novembro de 2019, Dia da Consciência Negra. O anúncio foi feito por Mário Magalhães, autor de "Marighella", biografia que serviu de base para o roteiro do filme, assinado por Wagner Moura e Felipe Braga.

Você viu?

Em setembro de 2019, no entanto, a O2 Filmes, produtora responsável por "Marighella", divulgou uma nota informando que não havia conseguido cumprir "todos os trâmites" exigidos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Anteriormente, a produtora já havia recebido uma negativa da Ancine relativa a um pedido de reembolso no valor de R$ 1 milhão.

Em janeiro de 2020, uma nova data de estreia foi anunciada para o mês de maio de 2020. Entretanto, por conta da pandemia, o lançamento foi novamente suspenso. Posteriormente, a data foi prorrogada para abril de 2021, e em seguida para novembro de 2021.

Desde que foi exibido no Festival de Berlim, em fevereiro do ano passado, a distribuidora Paris Filmes vem sendo pressionada para lançar "Marighella" em circuito comercial. Durante sua passagem pela Berlinale, em 2019, o próprio diretor, Wagner Moura, disparou: "Gostaria muito que o filme fosse lançado no Brasil o mais rápido possível".

Bolsonaristas atacam

A cinebiografia já foi alvo de uma campanha para que lhe fossem atribuídas notas baixas no "IMDb", principal site de dados sobre cinema. Quando a Ancine recusou o pedido de reembolso feito pela O2 Filmes, a atitude foi comemorada por Carlos Bolsonaro, vereador do Rio e filho do presidente da República.

Além de Berlim, o longa foi exibido em festivais menores, como Goa, na Índia, e Bari, na Itália.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!