João Acaiabe e Gésio Amadeu
Reprodução
João Acaiabe e Gésio Amadeu


Morreu na noite desta quarta-feira (31), por complicações decorrentes da Covid-19, o ator João Acaiabe, de 76 anos. Ele estava internado em estado grave em um hospital da Prevent Sênior, em São Paulo. Acaiabe recebeu o diagnóstico da doença no dia 15 de março. Com o agravamento da situação nos últimos dias, foi encaminhado à UTI do hospital.

Veterano do teatro, cinema e TV, o ator teve passagem marcante pela TV Cultura, onde participou, a convite de Antônio Abujamra (1932-2015), do programa "Bambalalão". Por lá, se tornou um habilidoso contador de histórias, entre 1978 e 1983.


Já no início dos anos 2000, deu vida ao Tio Barnabé na segunda versão da Globo para o "Sítio do Pica-pau Amarelo". Em cena, trabalhou ao lado de Nicette Bruno, que interpretou Dona Benta. A atriz, também vítima da Covid, morreu em dezembro, aos 87 anos.

Entre 2013 e 2015, João Acaiabe encarnou o simpático Tio Chico, na segunda versão brasileira da novela "Chiquititas", do SBT. Em uma trágica coincidência, em agosto do ano passado morreu o ator Gésio Amadeu , aos 73 anos, também por complicações da Covid. Ele havia interpretado o primeiro Tio Chico, na versão que o SBT exibiu entre 1997 e 2001.

Você viu?

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Espírito Santo do Pinhal, João Acaiabe foi também locutor de rádio e cursou a EAD (Escola de Artes Dramáticas) da USP. Era o único negro de sua turma e teve uma trajetória pontuada pela reivindicação de maior representatividade racial em todos os setores culturais do Brasil.

Em uma rede social, Thays Acaiabe, filha do ator, prestou sua homenagem: "Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente porque almas gêmeas nunca se separam!".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!