Condenado nesta segunda-feira por estupro, o americano Harvey Weinstein já foi considerado um dos produtores independentes mais poderosos em Hollywood. Há dois anos, o jornal "The New York Times" e a revista "New Yorker" revelaram acusações sexuais feitas por várias mulheres, incluindo atrizes famosas. As denúncias alavancaram o movimento "#MeToo" contra assédio e agressão sexual. Ele ainda foi expulso de sua empresa, "The Weinstein Company", e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. 

Leia também: Dudu Camargo assedia cantora Simony ao vivo em transmissão

Harvey e a equipe oscarizada de
divulgação/A.M.P.A.S
Harvey e a equipe oscarizada de "Shakespeare Apaixonado"



Nascido em março de 1952, em Nova York, e se formou na Universidade de Buffalo nos anos 1970. Na mesma década, Harvey e seu irmão, Bob Weinstein, fundaram a produtora independente Miramax, que, ao passar dos anos, foi ganhando destaque no ramo. Em 1993, foi adquirida pela Disney.

Leia também: Por que usar um "short tipo Anitta" não é justificativa para assédio? 

Após a compra feita pela Disney, os irmãos Weinstein continuaram a frente da empresa. No ano seguinte, lançaram "Pulp Fiction: tempos de violência", dirigido por Quentin Tarantino. O filme foi um sucesso e marcou a expansão da companhia para ser uma das mais importantes do ramo.

Leia também: Acusado de abuso e assédio, Harvey Weinstein aceita acordo de R$ 180 milhões

Em 1998, mais um sucesso: "Shakespeare apaixonado", que ganhou sete estatuetas do Oscars, incluindo de melhor filme. É o único Oscar da carreira de Weinstein.

Só que, em 2005, os irmãos Weinstein deixaram a empresa e criaram outra, a The Weinstein Company. A companhia produziu filmes premiados, como "Bastardos Inglórios" (2009), "O leitor" (2008), "O discurso do rei" (2010) e "Django Livre" (2012). Todos esses ganharam algum prêmio do Oscar.

Harvey seguiu na empresa até 2017, quando foi demitido após as acusações sexuais vieram à tona. O julgamento do produtor começou em janeiro de 2020. Nesta segunda-feira, após um longo julgamento, ele foi condenado e poderá enfrentar até 25 anos de prisão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!