Humorista era famoso por dizer o que pensava sem papas na língua

Chico Anysio no programa
TV Globo
Chico Anysio no programa "Altas Horas", da Globo


Chico Anysio morreu na tarde desta sexta-feira (23) no Rio de Janeiro, aos 80 anos . O humorista dizia o que pensava e, muitas vezes, criticou colegas de trabalho e a própria TV Globo por meio da imprensa. Essa postura lhe custou muitas críticas e inimizades, e até lhe valeu uma “geladeira” na Globo na primeira década de 2000.

Críticas a Marluce

Em 2000, durante uma entrevista à revista “Istoé”, o humorista disparou contra a então diretora global Marluce Dias da Silva , com quem não tinha um bom relacionamento profissional.

“A doutora Marluce me trata bem, é muito delicada comigo. Profissionalmente, acho que não gosta do meu trabalho. Talvez me considere superado. Tenho consciência do meu talento, do meu valor”, disse Chico à revista.

FOTOS: Relembre momentos da carreira e da vida de Chico Anysio

Chico criticou também o reality show “No Limite”, grande sucesso na época, e os investimentos pesados nas contratações de Serginho Groisman , Luciano Huck e Ana Maria Braga .

A resposta da emissora veio em uma nota oficial que acusava o artista de “desrespeitar os telespectadores ao se manifestar de forma desabonadora com relação à empresa e seus colegas”. A Globo ainda ameaçou suspender Chico Anysio de sua programação.

Chico Anysio durante performance teatral em 2009
Divulgação
Chico Anysio durante performance teatral em 2009
VEJA TAMBÉM: Chico Anysio: seis mulheres e nove filhos

Homofobia

Também em 2000, ele também esbravejou contra os diretores de novelas da Globo. O motivo: Chico os acusava de serem homossexuais, e só convidarem para as novelas os atores que também eram gays, e que seriam amigos de tais diretores.

O humorista enviou um email na época, endereçado a cerca de cem pessoas, onde escreveu: “O fato de darem emprego a homossexuais explica. Primeiro, os que são iguais a eles”. A mágoa de Chico era devido ao fato de seu filho, o ator Nizo Neto , não ser chamado para atuar nas novelas da emissora.

As declarações de Chico neste caso causaram bastante polêmica, e sua imagem ficou um tanto desgastada após o episódio, principalmente junto à classe artística.

No mesmo email, ele mencionou o diretor Jayme Monjardim , com quem teria rivalidades. “Dormi muito com a mãe dele, a cantora Maysa , ele deve ter ressentimentos”, escreveu Chico.

Dias depois, arrependido, o humorista enviou novo email onde se desculpava pelo que tinha escrito. Na ocasião, a Globo divulgou nota oficial onde afirmava repudiar “veementemente a forma como o senhor Chico Anysio tratou de problemas de seus familiares”.

Depois dessa fase turbulenta, Chico diminuiu sua metralhadora giratória.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.