Em nota oficial, escola lamentou a morte do carnavalesco maranhense; enterro dele acontecerá às 10h30 de segunda-feira

Joãosinho Trinta na Sapucaí em 2010
AE
Joãosinho Trinta na Sapucaí em 2010
Em nota oficial, o diretor de Carnaval da Beija-Flor de Nilópolis, Laíla , afirmou que o carnavalesco Joãosinho Trinta tinha um espírito “inovador e ousado”. “(Ele) foi peça importante para a transformação dos desfiles das escolas de samba no espetáculo que temos hoje”, afirmou Laíla.

VEJA AQUI: Morre o carnavalesco Joãozinho Trinta

Segundo ele, Joãosinho Trinta estava muito “animado” com o enredo que a escola desenvolverá em 2012, os 400 anos da fundação de São Luís, capital do Maranhão. Trinta também prestou consultoria à Beija Flor no início da montagem do enredo do ano que vem. O carnavalesco será um dos homenageados ao final do desfile de 2012. “Ele seria o destaque principal do último carro e receberia uma grande homenagem da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí”, disse Laíla.

Leia também: Morre aos 88 anos o ator e diretor Sergio Britto

Sérgio Cabral, que já havia decretado neste sábado (17) luto oficial de 3 dias no Rio de Janeiro pela morte do ator e diretor Sérgio Britto , também divulgou nota sobre o carnavalesco e decretou mais 3 dias de luto oficial pelo seu falecimento. Leia a nota de pesar na íntegra: "Joãosinho Trinta era um grande personagem do Carnaval brasileiro, em especial, do Carnaval carioca. Artista visionário, encantava e surpreendia a todos com as suas criações, os seus enredos, o modo como contava uma estória na Marques de Sapucaí. Ele será sempre lembrado por sua arte popular. E a sua frase "Pobre gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual" deve ser estudada nos cursos universitários para que a elite entenda a sua profundidade."

VEJA FOTOS DA CARREIRA DE JOÃOSINHO TRINTA

Joãosinho Trinta terá dois velórios em São Luís. Um, que começa na tarde deste sábado, no Museu Artístico do Maranhão, na rua do Sol, no Centro Histórico de São Luís. E outro, no domingo, no Teatro Arthur Azevedo. O enterro do carnavalesco acontecerá no Cemitério do Gavião, no Centro de São Luís, às 10h30.

Trinta morava no Maranhão desde março onde tinha planejava as comemorações do aniversário de 400 anos de São Luís. O projeto todo já está pronto e carnavalescos locais farão a execução do projeto.

ASSISTA AQUI: Teaser do documentário "A Raça Síntese de Joãozinho Trinta"

Trinta vivia em uma casa no Centro Histórico de São Luís e sua última aparição pública ocorreu em 17 de setembro deste ano, quando ele acompanhou a seletiva maranhense da escola do samba enredo da Beija Flor para 2012.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.