Existem mil coisas para se falar sobre "Pantera Negra". O filme (que o iG já assistiu e amou) estreia nessa quinta-feira (15) trazendo pela primeira vez um herói negro da Marvel como protagonista e dono de sua própria história. A primeira aparição do personagem, em “ Capitão América: Guerra Civil ”, serviu como uma boa introdução ao personagem, mostrando traços importantes de sua personalidade, como a importância do seu povo e de sua família, e o comprometimento em servir a população, seja como o representante político na figura do Rei de Wakanda, seja como o guardião na pele do Pantera Negra.

Leia também: Alegoria política faz "Pantera Negra" superar hype e ser melhor filme da Marvel

Divulgação
"Pantera Negra" chega aos cinemas como um dos melhores filmes de super-herói da Marvel

Com essa introdução, o " Pantera Negra " de  Ryan Coogler evita a história da origem do herói, e o cria a partir dos desdobramentos de Guerra Civil. De volta a seu país, ele tem que assumir o trono e proteger os recursos naturais de Wakanda de seus muitos inimigos. Nas mãos de Coogler, Wakanda se torna, ao mesmo tempo, um templo com diversas referências a cultura africana, e um país rico e extremamente tecnológico. Coogler, por sinal, é o primeiro diretor negro a chefiar um filme de heróis. E ele se permitiu “ousar”, criando um mundo que exalta a cultura negra por sua inteligência, beleza natural e longe dos estereótipos tradicionais.

Leia também: Recordes, ineditismos e mais curiosidades dos indicados ao Oscar 2018

Seu elenco, por conta disso, não podia ser diferente, e é formado principalmente por atores negros. Michael B. Jordan , o vilão Erik Killmonger, já trabalhou com o diretor antes em “Fruitvale Station”, filme que ofereceu visibilidade a ambos, enquanto Letitia Wright (de “Black Mirror”), desponta como um dos nomes a se acompanhar nos próximos anos. Daniel Kaluuya também se beneficia da visibilidade de um filme de herói para acrescentar à boa fase começada com “Corra”.

Protagonismo feminino

Nos quadrinhos, o Pantera Negra conta com um grupo de seguranças e soldados a seu lado, chamado Dora Milaje e formado exclusivamente por mulheres. Com um material de origem tão rico em personagens femininos, Coogler soube aproveitá-lo nas telonas. Okoye (Danai Gurira) é a chefe das Dora Milaje, mas outras personagens femininas se destacam como Nakia (Lupita Nyong’o), a irmã do herói Shuri (Letitia), e sua mãe Ramonda (Angela Basset).

Trilha de Kendrick

Já vimos outros rappers dominarem a trilha sonora de filmes, mas na maioria das vezes a música serve como um contexto para a história. Ou os personagens ouvem esse tipo de música ou, ela é protagonista do filme como em “Straight Outta Compton”, mas é apenas exaltada como estilo musical. A curadoria de Kendrick Lamar foi certeira em somar artistas proeminentes negros, como The Weeknd e Travis Scott, com músicos africanos.

Pioneirismo

Escrito por Coogler e Joe Robert Cole (“American Crime Story”) é a primeira vez que a adaptação de um roteiro da Marvel é feita exclusivamente por negros. Mas, não só isso, o filme é o primeiro de super-herói a ter uma mulher da direção de fotografia. Rachel Morrison é uma grande pioneira e seu trabalho e visibilidade nos últimos anos podem ajudar a mudar o “status quo”, onde tão poucas mulheres ocupam o espaço, como é a direção de fotografia. Além do trabalho em “Pantera Negra”, ela se tornou recentemente a primeira mulher dos 90 anos de Oscar a ser indicada na categoria.

Leia também: "Guerra Infinita", novo de Scorsese e mais: os 20 filmes imperdíveis de 2018

Pantera Negra sabe aproveitar seu elenco feminino e  desenvolveu bem as personagens mulheres
Divulgação
Pantera Negra sabe aproveitar seu elenco feminino e desenvolveu bem as personagens mulheres

Pantera Negra ” é o filme certo na hora certa por destacar o negro sem estereótipos e desenvolver uma série de “primeiras vezes” no cinema (principalmente de herói), mas é mais do que isso. Um filme que se desfaz das amarraras da fórmula Marvel, se diferencia dos demais pelos personagens e pelo tema relevante, e com um elenco cheio de estrelas, o filme merece seu espaço entre os maiores longas de super-heróis. Wakanda Forever!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!