A apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (13) no Anhembi. Tatuapé, que ganharam em 2017 venceu o carnaval paulista em 2018 com homenagem ao Estado do Maranhão

A grande campeã do carnaval de São Paulo foi conhecida nesta terça-feira (13). A apuração no Anhembi consagrou a Acadêmicos do Tatuapé como grande campeã dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo. A escola da zona leste, com o enredo Maranhão, os Tambores vão Ecoar na Terra de Encantaria , desfilou na noite de sexta-feira (9) logo depois da Mancha Verde que também atingiu a pontuação máxima, mas ficou em terceiro pelos critérios de desempate.

Leia também: Carnaval de São Paulo: primeiro dia de desfiles é marcado por homenagens

A Acadêmicos do Tatuapé homenageou o Maranhão em 2018
Divulgação/Liga Carnaval SP
A Acadêmicos do Tatuapé homenageou o Maranhão em 2018

O equilíbrio pautou a disputa durante a revelação das notas dos primeiros quesitos. Mocidade Alegre, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Vila Maria permaneceram empatadas com pontuação máxima durante os quesistos Evolução, Bateria e Enredo. Ao fim da apuração, a escola da Zona Leste da capital paulista ainda tinha a companhia de Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior, que também chegaram aos 270 pontos possíveis, mas ficaram para trás por conta dos critérios de desempate que alcançavam até mesmo as notas descartadas.

Leia também: Musas do Carnaval! Confira as beldades que brilham na folia

Destaque da Acadêmicos do Tatuapé, grande campeã do carnaval de São Paulo em 2018
Divulgação
Destaque da Acadêmicos do Tatuapé, grande campeã do carnaval de São Paulo em 2018

A Mancha liderava a apuração até o quesito alegoria, antepenúltimo a ser anunciado. A quarta nota da Mancha no quesito foi um 9,9. A Tatuapé só teve notas dez, inclusive no rol das descartadas. Dragões da Real e Império da Casa Verde completam as seis primeiras que voltam à avenida no fim de semana para o desfile das campeãs.

Leia também: Carnaval de São Paulo: Vai-Vai, Império e Mocidade se destacam na segunda noite

Critério de desempate

A ordem para o critério de desempate vale do último quesito para o penúltimo, e assim por diante. Assim, se duas ou mais escolas terminarem empatadas em primeiro lugar no número de pontos, será campeã aquela que tiver a melhor nota no quesito mestre-sala e porta bandeira. Se permanecer o empate, vale o quesito anterior (harmonia), e assim sucessivamente.

Ode ao Maranhão

A Tatuapé entrou na avenida por volta das 3h40 da madrugada de sábado (10). Um dos destaques do desfile foram os "apagões" da bateria quando parava de tocar para a escola cantar o samba. O samba, por sinal, se alimentava de uma bossa ao ritmo de reggae muito popular no Maranhão, estado homenageado pela escola. 

A acadêmicos do Tatuapé ganhou o carnaval de São Paulo em 2018 homenageando o Maranhão
Divulgação
A acadêmicos do Tatuapé ganhou o carnaval de São Paulo em 2018 homenageando o Maranhão

O Maranhão é justamente o estado do carnavalesco Wagner Santos que já ganha o título justamente em seu ano de estreia à frente do carnaval da escola da Zona Leste. Com fantasias luxuosas e alegorias gigantescas, a Tatuapé levou 3.200 integrantes para o Anhembi. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.