Filmes para assistir no Dia da Consciência Negra

Data que referencia a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, reforça importância do antirracismo; veja obras para ampliar o conhecimento da temática.

‘Pantera Negra’ | Disney +

Filme com um elenco majoritariamente preto e protagonizado por um ator preto, Chadwick Boseman, como o príncipe T’Challa. Da caracterização ao roteiro e trilha sonora, a trama exalta a cultura preta com representatividade dentro e fora dos bastidores.

Divulgação

‘Mussum, o Filmis’ | Cinema

Longa-metragem biográfico retrata a história de um dos humoristas mais notáveis da história da televisão brasileira: Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, de “Os Trapalhões”. Elogiada pela crítica, obra é estrelada por Ailton Graça.

Reprodução / Divulgação

‘Medida Provisória’ | Globoplay

Dirigido por Lázaro Ramos e estrelado por Tais Araujo, Seu Jorge e Alfred Enoch, o filme narra um futuro distópico no qual pessoas pretas são caçadas e traficadas para a África, com o intuito de ‘embranquecer’ o Brasil.

Divulgação Globo

‘Infiltrado na Klan’ | Prime Vídeo

Suspense policial mostra o agente Ron Stallworth (John David Washington) investigando a Ku Klux Kan, uma comunidade racista, e destacando o preconceito racial estruturado na sociedade.

Reprodução Divulgação

‘Corra!’ | Star +

Colocando o racismo como grande vilão, Jordan Peele se consagrou com o disruptivo longa-metragem que mistura terror, mistério e suspense. Sucesso de público e da crítica especializada, a obra é estrelada por Daniel Kaluuya no papel de Chris, e Allison Williams como Rose.

Reprodução Divulgação

'Ó Pai, Ó' | Globoplay

Com uma sequência prestes a ser lançada nos cinemas, o primeiro longa pode ser visto no catálogo de streaming do Grupo Globo. Ambientado em um cortiço na Bahia, o enredo mistura comédia e música ao retratar temas sérios e necessários. Protagonizado por Lázaro Ramos como Roque, o filme homenageia o Bando de Teatro Olodum.

Divulgação

‘Cidade de Deus’ | Telecine

Com direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund, a consagrada produção nacional explora a vida nas favelas do Rio de Janeiro, na década de 1970, sem deixar de realizar uma crítica social profunda e atemporal.

Reprodução

Fique por dentro do mundo dos famosos!

Veja as notícias no iG Gente!

Reprodução

Veja mais Top Stories