
Uma prova da versão espanhola do reality MasterChef deixou 40 pessoas vítimas de intoxicação alimentar. No episódio exibido no último domingo, na TVE, os participantes do programa preparam frutos-do-mar, comida mediterrânea e indiana para 120 funcionários do Oceanário de Valência, o maior aquário da Europa que está comemorando 20 anos.
A situação foi exposta quando uma funcionária do local reportou o mal-estar no Twitter. Segundo a usuária Irene Jaspe, o Ministério da Saúde Espanhol foi alertado, mas o caso não foi seguiu adiante.
"A foto acima é da transmissão desta noite. Quatro dos meus companheiros e eu estamos a mesa. Todos com gastroenterite. Na noite seguinte, tive que ir ao pronto-socorro para injetar Primperan na minha bunda para que eu pudesse parar de vomitar. Perdi 5 quilos em trés dias".
"Minha empresa informou ao Masterchef o ocorrido. Nos dias seguintes não
pudemos ir trabalhar. A Saúde Pública nos chamou para investigar o que
aconteceu, mas não deu em nada. Estou escrevendo isso aqui porque eles nem
tiveram a decência de nos escrever para se desculpar. Obrigado @MasterChef pela pior experiência gastronômica que já tive na minha vida".
Após a repercussão do caso, a usuária restringiu o acesso às publicações.
Ao jornal El País, a produtora Shine Iberia, responsável pelo MasterChef espanhol, lamentou as infecções: "Lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns dos participantes na gravação em Valência [...]. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef na Espanha, um programa onde é prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas".
O menu da prova teve como temática uma homenagem ao mundo marinho e foi assinado pelo chef Rakel Cernicharo. O programa dividiu os participantes em duas equipes e elas tiveram a missão de preparar três pratos, moluscada valenciana (composto por ostras, amêijoas e pesto à base de algas), um suquet de robalo tailandês e um cheesecake japonês com algas para a sobremesa.