Para que haja filhos dos filhos dos nossos filhos, é preciso mesmo ter muitos partos. “Pantanal” terá agora a maior concentração de bebês por metro quadrado, ou melhor, por capítulos que vão ao ar. Entre esta sexta e este sábado, estão previstos para serem exibidos os partos de Juma (Alanis Guillen) e de Irma (Camila Morgado). Já na próxima terça-feira, a previsão é que Guta (Julia Dalavia)tenha o seu bebê. Três momentos sublimes de personagens mulheres que dão à luz de maneiras bem características, e simbólicas para cada uma.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
O parto mais complexo para a equipe foi o de Juma, já que ele foi feito debaixo de uma árvore, numa gravação externa, no Mato Grosso do Sul. Para Alanis, a sequência coroou sua participação emblemática junto à equipe.
— A cena foi construída aos poucos, porque havia uma vontade minha muito grande de mostrar um parto natural, que retratasse essa relação da Juma com a natureza, sendo bicho. Falei ao diretor (Davi Lacerda) que queria parir de cócoras, perto da força da árvore, perto das águas. Encontramos essa árvore maravilhosa, cheia de cipós caindo e raízes pra fora, na beira do Rio Negro, com um pôr do sol maravilhoso no fundo. Ficamos o dia inteiro ali em trabalho de parto — aponta ela, sobre a última cena gravada nesta viagem: — Exigiu muita concentração e disponibilidade do corpo. Eu nunca pari, então peguei as dicas de todas as mulheres do set. Foi uma cena construída por todas presentes.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
Já o momento de Irma ter seu rebento na história carrega um outro significado: ela espera ver o peão Trindade (Gabriel Sater), pai da criança que partiu, para só aí trazer o filho ao mundo.
— Normalmente, cenas de parto são mais delicadas e complexas. Precisamos dar realidade à cena, com as contrações, com toda a dor — valoriza Camila.
Por coincidência, nenhuma das atrizes são mães na vida real. Nas três cenas, os bebês usados também não são verdadeiros.
— Nos Estúdios Globo, foram comprados bebês de várias cores e tamanho, meninos e meninas. São cerca de dez. Alguns são bem pequenininhos e de silicone, pesam em média 3kg. Sujamos com sangue cenográfico, passamos um óleo que fica com um brilho de recém- nascido — detalha a produtora de arte Mirica Vianna, que completa: — Cada vez menos usamos bebês reais. Porque eles precisam ter no mínimo 6 u 8 meses, e já estão grandes. Só a cena do parto da Maria Marruá foi assim (no início da trama).
Já as barrigas das atrizes podem ser de silicone ou espuma. São coladas com velcro e só foram usadas após a passagem de tempo da novela, quando elas estariam com 4 meses de gestação.
— Usamos kits de barriga e peito, com um body para ajustar tudo. Cada uma delas teve seu kit de 4 e 5 meses, outro para 6 e 7, e um último de 8 e 9 — explica a figurinista Marie Salles.
Outras curiosidades
Bonecos
Além dos bonecos para o parto, há outros maiores para cenas em carrinhos ou no colo. “Esses já não são todos de silicone. A parte da barriga deles é de tecido. São mais molengos. A perna mexe e a cabeça vira. Fica mais real para um bebê de 2 ou 3 meses”, diferencia Mirica.
Roupas de grávida
“Aumentamos a alça dos vestidos da Juma, por causa do body. Guta continuou com as regatinhas, só que deixamos menos cavadas e usamos algumas camisetas, para não vazar o body cor da pele. Irma já usava roupas mais largas e continuou”, conta Marie.
Sangue bom
“Pegamos o sangue cenográfico pronto em um departamento na Globo. Antigamente, se fazia com groselha e óleo, que dá textura e cor”, diz Mirica.
Cores compatíveis
“Como Guta é branca e o Marcelo é preto, conseguimos um boneco que não fosse muito branco. Para a Irma, achamos um branquinho com cabelo mais loirinho. Ainda aluguei outros de fora para a diretora ter como opção. Mas achei pequenos e não foram usados”, diz Mirica.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.