Perfil oficial de 'Os Simpsons' manifesta apoia à Ucrânia
Reprodução/Twitter
Perfil oficial de 'Os Simpsons' manifesta apoia à Ucrânia

Conhecida por “contar o futuro”, a série “Os Simpsons” acertou mais uma de suas previsões: a ascensão militar russa na Europa e os antigos vínculos da União Soviética. Exibido em 1998, o episódio “Na onda do mar” traz Homer na Marinha. Acidentalmente, ele joga o capitão de seu submarino em mares russos e acaba gerando a revelação de que a União Soviética nunca havia acabado.

Showrunner da série, Al Jean comentou sobre a coincidência em entrevista ao “The Hollywood Reporter”. “Em termos de previsões, temos dois tipos: o trivial, como Don Mattingly se metendo em problemas por causa do cabelo em 'Homer batedor', e temos previsões como essa. Odeio dizer isso, mas nasci em 1961, então 30 anos de minha vida foram vividos sob a sombra da União Soviética. Então, para mim, isso é, infelizmente, mais uma norma do que uma previsão. Nós apenas achamos que as coisas iam dar errado”, afirmou.

Jean ainda completou: “A agressão histórica nunca realmente desaparece, e você precisa estar super vigilante. Em 1998, quando este episódio foi ao ar, talvez fosse o auge das relações EUA-Rússia. Mas desde que Putin assumiu, quase todo mundo deixou claro que ele é um cara mau e coisas ruins vão acontecer.”

Com 44 milhões de pessoas com mais de 1.000 anos de história, a Ucrânia é um país democrático e com a maior área territorial na Europa depois da própria Rússia. Após a queda da União Soviética, a população do país votou esmagadoramente pela independência, e as pretensões do país de se juntar à Otan e à União Européia enfurecem Moscou.

Putin, que negou por meses planejar uma invasão, disse em um discurso de uma hora na semana passada que a Ucrânia surgiu como "resultado da política bolchevique (...) [e] ainda hoje pode, com razão, ser chamada de 'Ucrânia de Vladimir Ilyich Lênin'", uma caracterização que os ucranianos chamam de chocante e falsa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!