Reprodução/TV Globo
"Um Lugar ao Sol" é a novela das 21h com menor média de audiência na Globo

De 2000 para 2021, a Globo perdeu mais de metade da audiência das novelas. Os folhetins inéditos exibidos atualmente pela emissora possuem os menores públicos da história do canal em suas respectivas faixas de programação e estão longe dos altos índices de audiência que a emissora alcançava há cerca de duas décadas.

Segundo um levantamento feito pelo Kantar Ibope, ao qual teve acesso a colunista Cristina Padiglione, da Folha de S. Paulo, mais de metade da audiência foi embora. Porém, isso não significa que outras emissoras tenham superado a Globo. Por mais que a Record tenha ganhado espaço em algumas praças, a emissora da família Marinho segue com folga na liderança no cenário nacional e na Grande São Paulo, principal mercado televisivo.

Mesmo na liderança, os índices estão bem abaixo do que no começo dos anos 2000. "Um Lugar ao Sol", exibida atualmente na faixa das 21h, marca 21,2 pontos no PNT (Painel Nacional de TV). Em 2000, "Laços de Família" era a novela em exibição no horário nobre e teve uma média de 45,9 pontos no PNT.

Essa diminuição de público não é restrita apenas ao horário nobre. "Um Lugar ao Sol" é a novela das 21h com menor média de pontos no PNT nos últimos 21 anos, mas o mesmo acontece com os folhetins das 19h e 18h. "Quanto Mais Vida Melhor" e "Nos Tempos do Imperador" são as novelas da Globo com menor média de audiência em seus horários.

A baixa na audiência das novelas globais coincide com a expansão de outros formatos de entretenimento. A Netflix chegou ao Brasil em 2011 e hoje é o principal serviço de streaming no país. Em 2012, quando "Avenida Brasil" foi exibida, foi a última vez que uma novela do horário nobre da Globo bateu a média de 40 pontos de audiência no PNT.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!