Robson Nunes como Mano Brown no
Reprodução/TV Globo
Robson Nunes como Mano Brown no "Show dos Famosos"

O Show dos Famosos, exibido no "Domingão do Huck", na TV Globo, chegou à rodada eliminatória. Neste domingo (28), se apresentaram os atores do Grupo C: Mariana Rios, como Katy Perry; Diego Hypólito, como Benito di Paula; e Robson Nunes como Mano Brown. A homenagem de Robson ao rapper e aos Racionais MCs foi uma das mais comentadas da internet e a mais elogiada no programa.

Robson se caracterizou como Mano Brown e apresentou um compilado de canções do Racionais MCs: "Jesus Chorou", "O Homem na Estrada" e "Nego Drama". O ator foi acompanhado por um grupo de dança de hip hop de São Paulo, chamdo Cibernéticos.

A escolha da homenagem também chamou atenção, já que em toda carreira dos Racionais MCs, o grupo nunca se apresentou na Rede Globo e não faz aparições na grande mídia. 

Ao fim da performance, Robson foi homenageado por Luciano Huck. "Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida por poder homenagear esse cara. Não só ele, mas todos os Racionais MCs", começa Robson.

Em seguida, Robson fala sobre a importância dos Racionais para a representatividade preta e periférias. "Eu sou de uma geração que cresceu sem se ver na TV, no cinema e na literatura. Ainda mais eu que sou negro de pele clara. Cresci com o padrão do loiro com olho claro. Quando comecei a atuar, tinha que preencher um termo e dizia ‘cor’, eu não sabia o que colocar. E quando o Racionais entra na minha vida é transformador, eu sei quem eu sou, eu tenho orgulho, tenho autoestima", diz o ator.

"Para a galera que fala que nossa luta é mimimi, eu vou propor um teste. Quando você estiver no seu restaurante preferido ou no seu clube, veja quantos pretos tem lá. Isso não tá certo. A gente tem que quebrar isso com políticas emergenciais para que lá na frente a gente consiga disputar de igual pra igual", continuou Robson.

Robson falou ainda sobre a falta de informação por parte das pessoas brancas e preta sobre o recorte racial. "Para os meus, que são considerados 'morenos escuros' ou 'morenos claros', se informe. Há 25 anos, quando o Racionais chegou até mim, era minha única referência. E hoje tem muito material nacional. Então informe-se e tenha orgulho de quem você é porque o povo preto fez e faz muito por esse país", finalizou.

O ator recebeu elogios de Luciano Huck e dos jurados e o público, além de todas as notas 10 e passou para a próxima fase. Preta Gil e Claudia Raia elogiaram a performance e a caracterização de Robson. O ator foi classificado em segundo lugar para continuar na competição, com Mariana Rios em primeiro. Diego Diego Hypólito foi eliminado.

"Foi impressionante, foi de um impacto que não sei expicar. Ele [Mano Brown] é isso, ele é essa representatividade, ele trouxe toda essa experiência da gente se reafirmar como pessoas pretas. Sua homenagem foi absolutamente necessária em um momento fundamental para colocar essa pautas cada vez mais. Foi comovente", afirmou Preta. Claudia Raia afirmou que a performance foi "um ato político".

Nas redes sociais, os internautas também se surpreenderam com a performance de Robson Nunes.

Leia Também










    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários