Pilar (Gabriela Medvedovski) tem o sonho de ser a primeira médica do Brasil, mas o custo para realizá-lo pode ser alto demais. Em "Nos Tempos do Imperador", o plano de Tonico (Alexandre Nero) dá certo, mas machuca Dolores (Júlia Freitas).
A caçula de Eudoro (José Dumont) acreditará nas mentiras do deputado e inventará para a irmã que Samuel (Michel Gomes) e Luísa (Mariana Ximenes) mantém um caso. Enlouquecida de ciúmes, Pilar termina o seu noivado e decide partir imediatamente para os Estados Unidos com aval de Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
Tonico queria se vingar e se casar com Pilar, vai ficar frustrado. Entretanto, quem sofrerá mais será Dolores que, mais uma vez, será abandonada. Oito anos se passarão em Nos Tempos do Imperador e Pilar voltará para ao Brasil já formada.
Os imperadores receberão a primeira médica do Brasil com louvor e de supetão, Pilar descobre as diversas mudanças na vida de todos. A mais chocante? Dolores (Daphne Bozaski) está noiva de Tonico. Aflita, ela vai atrás da irmã, mas será rejeitada.