"Castelo Rá-Tim-Bum": reveja os principais personagens do seriado

"Castelo Rá-Tim-Bum" foi uma série educativa infantil exibida pela TV Cultura, entre 1994 e 1997.

Nino

Nino (Cássio Scapin) é um bruxo que apesar de não aparentar, tem 300 anos. Ele mora com o tio, Dr. Victor, com a tia Morgana e outros seres mágicos em um grande castelo. Ele era um menino muito solitário e ganhou vida depois de conhecer Pedro, Biba e Zequinha.

Reprodução

Pedro

Pedro (Luciano Amaral) é um menino inteligente, um dos melhores amigos de Nino. Ao lado de Biba e Zequinha, passava por muitas aventuras no castelo. Ele e os amigos descobriram a existência do castelo quase que por acaso.

Reprodução

Biba

Biba (Cinthya Rachel) é uma criança muito esperta, também muito amiga de Nino, Zequinha e Pedro. Ela e seus dois amigos visitavam constantemente o castelo e lá se divertiam com Nino.

Reprodução

Zequinha

O mais novo de todos, Zequinha (Freddy Allan) tirava os amigos do sério ao fazer inúmeras perguntas, muitas vezes, sem resposta. O "por que" do menino fez nascer um quadro com o Telekid, interpretado por Marcelo Tas.

Reprodução

Dr. Victor

Tio de Nino, Dr. Victor (Sérgio Mamberti) era um feiticeiro e cientista, que sempre aparecia para resolver os problemas causados pelo sobrinho. O personagem tinha um bordão inesquecível, "raaaaaios e trovões", que ele sempre dizia quando estava zangado.

Reprodução

Morgana

Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo Demétrio Fonseca Stradivarius Victorius, ou apenas Morgana (Rosi Campos), era tia-avó de Nino e feiticeira de 6000 anos de idade. Ela estava sempre acompanhada da fiel escudeira, a gralha Adelaide.

Reprodução

Penélope

A personagem, vivida pela atriz Angela Dippe, era uma jornalista muito popular que adorava rosa. Ela era apresentadora do próprio telejornal. Tanto Nino quanto outros personagens tinham uma leve queda por ela.

Reprodução

Dr. Abobrinha

O vilão da história, Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) era um homem ambicioso que sonhava em comprar e demolir o castelo para construir um prédio. No entanto, os planos maléficos nunca davam certo e ele nunca se cansava de dizer "um dia esse castelo será meeeu, meeeeu, meeeeeeeu".

Reprodução

Caipora

Caipora (Patrícia Gasppar) era uma personagem inspirada nas lendas folclóricas brasileiras, que visitava o castelo para criar confusões e ensinar as crianças sobre a natureza. Para que ela aparecesse, era só alguém assobiar. Outras características da personagem eram a fome de leão e inconveniência. Para se livrar dela, era preciso adivinhar uma palavra secreta.

Etevaldo

Etevaldo (Wagner Bello), era um simpático extraterrestre que ficava admirado com a vida na Terra. Ele aprendeu a falar o idioma dos terráqueos após encontrar um dicionário e lê-lo do começo ao fim, mas ainda assim cometia alguns erros de gramática, o que era motivo de boas gargalhadas.