No capítulo anterior, Eugênio (Thierry Tremouroux) diz a Luísa (Mariana Ximenes) que os dois retornarão à França. Os dois discutem. Pedro (Selton Mello) afirma a Pilar (Gabriela Medvedovski) que não pode interceder por ela junto à faculdade de Salvador.
Licurgo (Guilherme Piva) e Germana (Vivianne Pasmanter) protestam contra a demolição da taberna. Leopoldina (Bruna Griphao) se revolta contra Luísa e Isabel (Giulia Gayoso) pede perdão pela irmã.
Pedro conversa com Isabel e Leopoldina sobre a importância dos estudos. Samuel arma contra Borges (Danilo Dal Farra) com a ajuda de Zayla (Alana Cabral) e Guebo (Maicon Rodrigues). Ele conforta Pilar, que sofre com a impossibilidade de seu sonho de estudar Medicina.
Licurgo, Germana, Quinzinho (Augusto Madeira) e Clemência (Dani Barros) choram ao ver as ruínas da taberna. Pilar comenta com Luísa sobre as amantes de Pedro. Encerrando o capítulo de “Nos Tempos do Imperador”, Floriano (Guilherme Weber) se desespera quando Tonico (Alexandre Nero) o questiona sobre Magali.