Se você tem um pouco mais de idade, já deve saber que “Éramos Seis” é um dos grandes sucessos da televisão. Se você é um pouco mais jovem, talvez isso falte ao repertório. Mas não se preocupe, porque nós estamos aqui para te ajudar a tempo da estreia da nova versão na Globo.

Leia também: Stephan Necerssian entra em "Éramos Seis" para viver delegado

Família Lemos de
TV Globo/Raquel Cunha
Família Lemos de "Éramos Seis"


Baseada no livro homônimo de Maria José Dupré, “ Éramos Seis ” será exibida na faixa das 18h na Globo , a partir do dia 30 de setembro, e contará a história da família de Lola que, nesta versão, será interpretada por Gloria Pires.

Pensando nisso, o iG Gente te explica tudo o que você precisa saber para entender a novela, a história do livro e, claro, as versões anteriores à atual. Dá uma olhada!

  • O Livro
Lola, Júlio, Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho
TV Globo/Raquel Cunha
Lola, Júlio, Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho


A trama toda foi baseada no livro que leva o mesmo nome que o folhetim, lançado em 1943. A história gira em torno de Dona Lola, uma bondosa mulher que faz o que pode pela felicidade de sua família. Nascida no interior de São Paulo, ela é esposa de Júlio, um vendedor, com quem teve quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.

A obra de Maria José Dupré cobre um período de 28 anos, começando em 1914 e terminando em 1942. O romance é narrado por Lola e passa por períodos de grandes transformações, que servem de pano de fundo para a história, muitas delas, inclusive, influenciam diretamente nas ações dos personagens.

Leia também: Glória Pires elogia filhas falando de distúrbio alimentar e depressão

Ao longo da vida de Lola, muitas coisas acontecem: perdas, ganhos, encontros e despedidas. O título da obra, inclusive, vem da situação da protagonista ao fim de sua vida: sozinha, em um quarto alugado numa pensão de freiras, em São Paulo. Eram seis e, agora, só restou Lola.

  • As quatro versões anteriores
Família Lemos em
TV Globo/Raquel Cunha
Família Lemos em "Éramos Seis"


Vale lembrar que a trama teve outras quatro versões. A primeira, em 1958, foi exibida na Record TV. Depois, vieram as versões de 1967 e 1977, ambas na extinta TV Tupi. Então, em 1994, a história foi contada no SBT.

Você viu?

De uma exibição para outra, quase nada mudou, já que a história principal se manteve. As mudanças se concentraram basicamente no elenco. Na primeira versão, Dona Lola foi interpretada por Gessy Fonseca. Os atores Gilberto Chagas, Fábio Cardoso, Randal Juliano, Arlete Montenegro e Silvio Luiz deram vida a Júlio, Alfredo, Carlos, Isabel e Julinho, respectivamente.

Nove anos depois, os mesmos papéis ficaram por conta de Cleyde Yáconis, Sílvio Rocha, Plínio Marcos, Roberto Orosco, Guy Loup e Tony Ramos. Já na segunda versão da TV Tupi, os intérpretes foram Nicette Bruno, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Carlos Augusto Strazzer, Maria Isabel de Lizandra e Ewerton de Castro.

Em 1994, na versão mais recente e que foi exibida na emissora de Silvio Santos, os atores que deram vida à família Lemos foram Irene Ravache, Othon Bastos, Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Luciana Braga e Leonardo Brício.

Agora, ao papéis principais ficarão por conta de Gloria Pires, Antonio Calloni, Nicolas Prattes, Danilo Mesquita, Giulia Buscacio e André Luiz Frambach.

  • Outros personagens e outras tramas
Clotilde, Lola e Olga
TV Globo/Raquel Cunha
Clotilde, Lola e Olga


Além de Lola, Júlio, Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho, outros personagens também compõem a trama. Confira quem são e quais serão seus papéis no folhetim.

Clotilde (Simone Spoladore) e Olga (Maria Eduarda de Carvalho), por exemplo, serão as irmãs da protagonista. A primeira é uma moça companheira, prestativa, doida pelos sobrinhos, mas muito rígida e exigente consigo mesma. Clotilde ainda sofrerá com piadas feitas pela irmã caçula, por não ter se casado ainda.

Já Olga, a irmã mais nova, é a mais divertida e fogosa das três. Na novela , ela ainda desdenhará do amor de Zeca (Eduardo Sterblitch), por considerá-lo caipira. O sonho de Olga é se casar com um homem bonito e rico da cidade grande.

A família de Shirley (Barbara Reis) e Afonso (Cassio Gabus Mendes) viverá à sombra de um segredo. Isso porque, no passado, a moça se envolveu com João Aranha (Caco Ciocler), acabou engravidando e foi abandonada por ele.

Shirley, Inês e Afonso
TV Globo/Raquel Cunha
Shirley, Inês e Afonso


Assim, nasceu Inês (Gabriela Saraivah), que foi criada por Afonso como se fosse sua filha. Apesar de casados, Inês e Afonso vivem de aparências e a relação dos dois é de amizade e gratidão, já que o rapaz a assumiu como sua esposa e ainda criou a pequena Inês.

Leia também: Rainha flexível! 10 vezes que Grazi Massafera ousou nas posições de ioga

Preparado para as emoções de “ Éramos Seis ”? O novo folhetim da Globo está previsto para estrear no próximo dia 30 de setembro na faixa das 18h, substituindo “Órfãos da Terra”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!