O Dia das Mães está chegando e não é só na vida real que elas chamam atenção. Em diversas novelas, algumas mãezonas ficam gravadas nas nossas memórias por cuidarem e zelarem por seus filhos. Como esquecer de Helena, personagem de Regina Duarte em "Por Amor"?

Leia também: Tatá Werneck se emociona ao estrelar capa de revista: "Primeiro Dia das Mães"

Regina Duarte interpretou Helena, uma das grandes mães das novelas
Nelson di Rago/TV Globo
Regina Duarte interpretou Helena, uma das grandes mães das novelas


Mas ela não está sozinha. Muitas mães das telinhas são inesquecívels. Relembre:

Fernanda 

Fernanda, em
TV Globo/ Divulgação
Fernanda, em "Mulheres Apaixonadas"


Quando lembrados de “Mulheres Apaixonadas” é impossível não lembrar de Fernanda (Vanessa Gerbélli) e Salette (Bruna Marquezine). Mãe e filha se davam muito bem e tinham uma relação muito amorosa. Tanto, que quando a pequena começou a receber a visita de um anjo, dizendo que Fernanda iria morrer, a mãe acolhia a filha.

De fato, Fernanda Morreu vítima de uma bala perdida pelas ruas do Rio de Janeiro, e a cena em que a filha sente a mãe sendo baleada, mesmo de longe, emocionou a todos.

Helena

Helena, de
Divulgação
Helena, de "Laços de Família"


Como não colocar Helena (Vera Fischer) em “Laços de Família” nessa lista? Mãe de Camila (Carolina Dieckmann), ela namorava Edu (Reynaldo Gianecchini) e a filha acabou se apaixonando pelo rapaz.

Como uma grande mãezona, Helena abriu mão de seu grande amor para deixá-lo livre para ficar com Camila, que mais tarde teve uma leucemia.

Maria do Carmo 

Maria do Carmo, de
Divulgação
Maria do Carmo, de "Senhora do Destino"


Em “Senhora do Destino”, Maria do Carmo (Suzana Vieira) teve sua filha roubada por Nazaré (Renata Sorrah). Mãe de mais três rapazes, a nordestina nunca desistiu de reencontrar sua filha, mesmo com o tempo passando.

Ao mesmo tempo, a personagem de Suzana Vieira nunca deixou seus outros filhos de lado e a recompensa foi reencontrar sua filha, Lindalva, interpretada por Carolina Dieckmann, mais de 20 anos depois de seu desaparecimento.

Anastácia

Anastácia, de
Divulgação/TV Globo
Anastácia, de "Êta Mundo Bom"


Eliane Giarnidi, foi Anastácia em "Êta Mundo Bom" e, assim como Maria do Carmo, teve seu filho Candinho (Sérgio Guizé) tirado dela, mas não desistiu de reencontrar seu filho.

Leia também: Novelas: relembre as dez cenas mais marcantes dos últimos tempos

Mas, ao contrário da personagem de Suzana Vieira, ela convivei com seu filho durante muitos anos sem saber que era ele. A descoberta ficou marcada no coração dos telespectadores.

Você viu?

Helena

Helana, de
Divulgação
Helana, de "Por Amor"


É difícil esquecer de tudo o que Helena (Regina Duarte) fez por sua filha, Eduarda (Gabriela Duarte) em “ Por Amor ”, novela de 1997 que está sendo reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”, na Globo.

As duas engravidaram ao mesmo tempo e também tiveram seus filhos no mesmo dia, mas o bebê de Eduarda morreu no nascimento. Ao saber da morte do neto, Helena pediu para que os médicos trocassem os bebês, fazendo a felicidade da filha.

Edilásia 

Edilásia, de
TV Globo/Renato Rocha Miranda
Edilásia, de "Da Cor do Pecado"


Como esquecer de Mamusca em "Da Dor do Pecado" (2004)? Edilásia (Rosi Campos), era durona, mas fez dos filhos, Apolo (Reynaldo Gianecchini) Ulisses (Leonardo Crício), Thor (Cauã Reumond), Dionísio (Pedro Neschling) e Aberaldo (Caio Blat) grandes lutadores para a vida. Ela sustentava os cinco filhos apenas vencendo comida em seu quisque.

Nanda

Nanda, de
Reprodução
Nanda, de "Páginas da Vida"


Já em “Páginas da Vida”, Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcellos, engravidou de gêmeos, mas após sofrer um acidente foi submetida a uma cesariana de emergência. Os bebês nasceram, mas ela acabou morrendo.

Como o amor de mãe é realmente muito forte, ela passou a acompanhar seus dois filhos, que, aliás, foram separados após o nascimento. O espírito de Nanda passou a acompanhar os gêmeos em todos os lugares e se realizava em ver as duas crianças felizes.

Lucimar

Lucimar,
Globo/Divulgação
Lucimar, "Salve Jorge"


Em “Salve Jorge” tivemos mais um grande exemplo de mãe guerreira e que defende os filhos com unhas e dentes. Lucimar (Dira Paes) criou Morena (Nanda Costa) sozinha no meio do Morro do Alemão.

A menina, no entanto, foi vítima do tráfico de mulheres por Wanda (Totia Meirelles). O que a mãezona fez quando encontrou a vilã? Deu uma baita de uma surra e no fim, é claro, a filha de salvou.

Griselda

Griselda, de
Divulgação/TV Globo
Griselda, de "Fina Estampa"


Protagonista de “Fina Estampa”, Griselda (Lília Cabral) era uma mãe que não media esforços por seus filhos. Ela era uma mulher batalhadora e, para sustentar seus três filhos, Antenor (Caio Castro), Quinzé (Malvino Salvador) e Maria Amália (Sophie Charlotte), trabalhava como "marido de aluguel" fazendo serviços como consertos de casa e mecânicas.

Tereza

Tereza, de
Reprodução
Tereza, de "Viver a Vida"


Em "Viver a Vida" também tivemos uma das melhores mães de novelas . Tereza, personagem de Lília Cabral, teve que lidar com os problemas de três filhas: Luciana (Alinne Moraes), Mia (Paloma Bernardi) e Isabel (Adriana Birolli).

Leia também: Internautas elegem “Avenida Brasil” como a melhor novela da Globo dos anos 2000

A personagem de Alinne Moraes, no entanto, sofreu um acidente e, assim como muitas mães fariam, Tereza passou a viver praticamente em função da filha, demonstrando todo seu amor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!