Com cara de trama das 21h, "Órfãos da Terra" ganha tratamento vip da Globo
A trama gira em torno de uma família de refugiados sírios que vem para o Brasil. Produção é aposta da Globo para atrair assinantes para o Globoplay
Por William Amorim |
Com uma temática forte e um enredo bem amarrado, a nova novela da faixa das 18h, “Órfãos da Terra”, segue para sua segunda semana no ar com boa receptividade do público e audiência. A trama densa, que conta a história de uma família síria que se refugia no Brasil, tem chamado atenção dos telespectadores por parecer uma novela das 21h.
Leia também: Julia Dalavia, de "Órfãos da Terra", fala de amor a primeira vista: "Não confio"
As autoras de “ Órfãos da Terra ”, Duca Rachid e Thelma Guedes, mostram mais uma vez que é possível usar todos aqueles clichês que funcionam muito bem em uma novela dentro de uma nova temática. Foi o que fizeram em “Cordel Encantado”, ao contar uma clássica história de amor entre protagonistas inusitados: um rei do cangaço e uma princesa.
A atual trama das autoras tem como pano de fundo a guerra da Síria, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) o pior desastre humanitário da atualidade por fazer cerca de 6,3 milhões de pessoas deixarem suas casas. Essa realidade é mostrada por meio da família de Laila, primeira protagonista de Julia Dalavia.
A primeira semana da trama contou com muitas cenas fortes que poderiam ser mais bem desenvolvidas se a novela estivesse no horário nobre, pois teria mais tempo de duração e menos censura. Tudo começou com um atentado em que o irmão de Laila é ferido e tudo é destruído.
Com medo, a família foge para a Síria e se acampam em um campo de refugiados . É nesse local que Aziz Abdallah, vivido por Herson Capri, vê Laila e decide que quer se casar com a moça. O pai da jovem, Elias, interpretado por Marco Ricca, não concorda em oferecer a filha em casamento para o sheik em troca de dinheiro e o principal vilão da história não ficou contente com isso.
Nesse meio tempo, a Leila conhece Jamil , personagem de Renato Góes, que sem saber que essa é a possível noiva do seu patrão, se apaixona por ela a primeira vista. O problema é que o irmão de Laila piora e precisa ir para um hospital particular para sobreviver e, preocupada com o irmão, a jovem aceita o casamento arranjado.
Leia também: Acontece o tão esperado reencontro de Laila e Jamil em “Órfãos da Terra”
Você viu?
O menino chega a ser transferido para um hospital particular e as cenas em que o médico anuncia aos pais que terão que amputar a perna dele e, posteriormente, que ele não resistiu a cirurgia foram carregadas de emoção. Com a morte do irmão, Laila desiste do casamento com Aziz e foge com a família para a Grécia pelo mar, sendo que o plano final é chegar ao Brasil.
Todo esse desenrolar aconteceu muito rápido – principalmente a paixão repentina entre Laila e Jamil. Nos próximos capítulos da trama, será possível perceber que além do sheik, Dalila (Alice Wegmann), a filha de Aziz que estava prometida em casamento a Jamil, fará de tudo para atrapalhar a vida do jovem casal.
Quem também vai ficar entre eles é o fotojornalista Bruno (Rodrigo Simas) – mais um que vai se apaixonar por Laila. Esse é um dos grandes trunfos da novela: a boa escalação de elenco, que convence seja no sutil sotaque, na interpretação ou ainda nos traços físicos.
Além do conflito principal dos protagonistas, a novela pretende mostrar e abordar outros assuntos relacionados aos refugiados através dos núcleos secundários – algo que também poderia ser melhor explorado na faixa das 21h , já que são novelas com elencos maiores.
Estratégia do Globoplay
Uma das grandes novidades dessa novela é que todo capítulo é disponibilizado um dia antes na plataforma de streaming da Globo. Essa é uma nítida tentativa de cativar mais assinantes e fazer um teste com “Órfãos da Terra” para saber se as novelas da emissora têm força para isso foi uma estratégia inteligente por dois motivos.
O primeiro é que fazer esse teste com uma novela da faixa das 21h é arriscado, visto que esse é o principal horário da emissora da grade da emissora, ou seja, rende muita publicidade e ter uma queda na audiência motivada pela plataforma de streaming – que disponibiliza o capítulo antes – poderia não ser um bom negócio.
Leia também: Após sofrer acidente em "Órfãos da Terra", Laila é socorrida por fotógrafo
O segundo motivo é que a novela possui uma trama interessante, uma boa fotografia e tem cara de ser um novelão. Isso chama a atenção do público, que muitas não consegue assistir as novelas das 18h por ser muito cedo. A ideia da emissora é que o Globoplay apareça como uma alternativa para quem quer acompanhar “ Órfãos da Terra ” em um horário alternativo.