Em um contexto midiático cheio de informações e batalha pelos holofotes, as assistentes de palco se encontram tão perto e ao mesmo tempo tão longe do espaço que é almejado pelas que ingressam na profissão. Buscando equilíbrio em meio ao julgamento por parte do público e a sexualização, as meninas que fazem parte dessa área do entretenimento fazem o possível para mostrar que não são apenas corpo, uma tarefa árdua dentro da função que praticam.

Leia também: 15 assistentes de palco de babar na TV

Letícia Daniela, assistente de palco do programa
Reprodução/Instagram
Letícia Daniela, assistente de palco do programa "Agora é Domingo" e Valeska Reis, do "Hora do Faro", contam detalhes da profissão

Letícia Daniela, que atualmente trabalha como assistente no “Agora é Domingo”, programa da Band  apresentado por Datena, trouxe à tona as primeiras sensações de quando começou como assistente de palco : “Eu sempre admirei muito o trabalho de apresentador e de comunicador. Quando eu comecei a gravar como assistente e comecei a ver os bastidores, vi que era muito diferente do que a gente vê na televisão ”, a loira de 21 anos declarou.

Segundo Valeska Reis, assistente do “Hora do Faro”, da Record , trabalhar ao lado do apresentador Rodrigo Faro é um verdadeiro aprendizado: “É uma escola diária. A cada dia eu aprendo algo novo. Eu acho que estando do lado dele o tempo inteiro, é uma aula que eu tenho a cada programa”.

Sobre a visibilidade que ela e suas colegas de profissão têm na mídia, Letícia comenta: “Esse trabalho, querendo ou não, funciona como uma porta que pode se abrir para no futuro vir algum outro trabalho”. Já para Valeska, apesar de ter certa visibilidade, é natural que o destaque esteja em outros pontos do programa: “Não faz tanto sentido chamar a atenção para assistente, dependendo do quadro”.

Um outro olhar sobre a profissão das assistentes de palco

Letícia Daniela é assistente do palco do programa
Reprodução/Instagram
Letícia Daniela é assistente do palco do programa "Agora é Domingo", apresentado por Datena

Apesar de demonstrar muita paixão por sua profissão, Letícia Daniela deixou claro que nem tudo são flores para as assistentes de palco: “Esse mundo que a gente está já é repleto de preconceito. As pessoas apontam a assistente como bonita e sem conteúdo nenhum. A mulher pode ser muito mais que um rostinho bonito”.

Valeska também já passou por esse tipo de preconceito durante sua carreira. “Isso acontece sim. A ponto de ter que falar ‘olha, eu tenho uma voz, eu consigo me expressar de forma diferente’. E eu uso bastante a rede social para mostrar o lado que eu não mostro na televisão”, declarou. 

Você viu?

Letícia também apontou a responsabilidade de aparecer na TV e as negatividades que a exposição traz: "Sempre temos que ter muito cuidado com o que falamos e fazemos, porque a partir do momento em que estamos na mídia, estamos dispostas a ter críticas boas e ruins". 

Sobre a sexualização e o assédio, Valeska disse que melhorou muito com o tempo: "Antigamente havia essa visão de que era tudo vulgar. Eu acredito que hoje é muito diferente", apontou.

Leia também: Assistente de palco do Datena posa de lingerie: "Eu não dou moral pra ninguém"

A função das assistentes de palco

Waleska Reis, assistente de palco do programa
Reprodução/Instagram
Waleska Reis, assistente de palco do programa "Hora do Faro", da Record, apresentado por Rodrigo Faro

Valeska Reis trouxe à tona a função exercida em sua profissão, que geralmente passa despercebida pelos espectadores, que veem na assistente uma função superficial: “Muitos acham que as assistentes colocam roupinha sensual e ficam paradinhas. Não é assim. Eu falo que o papel que eu desempenho na ‘Hora do Faro’ não é esse”.

Ainda sobre como sua função se dá na prática, Valeska dissertou: “A assistente ampara o apresentador. É importante desempenhar essa função e estar atenta a tudo o que está acontecendo. Não é simplesmente fazer uma pose e arrasar na frente da câmera e não entender nada do que está acontecendo à sua volta”.

Além do palco

Fora do palco, Letícia Daniela e Valeska Reis estudam para alcançar a carreira na comunicação
Reprodução/Instagram
Fora do palco, Letícia Daniela e Valeska Reis estudam para alcançar a carreira na comunicação

A vida das meninas não é limitada apenas no que é transmitido pela TV. Letícia, por exemplo, tem investido em cursos de comunicação: "Tem que mostrar que você está ali com um diferencial. É por isso que eu acho que a gente tem que se especializar em alguma coisa, ter um plano B. Eu acho que a gente não tem que focar só nessa profissão. Tem que estudar", a assistente do Datena dissertou. Além disso, Letícia toca piano e já fez cursos de interpretação.

Leia também: No carnaval desde a infância, Valeska Reis se prepara para 7º ano em escola

Waleska está focada em se tornar uma apresentadora: "Sempre gostei muito de lidar com o público, e acho que ser apresentadora seria um sonho realizado. Eu me preparo para isso. Já estudei, continuo estudando e estou com alguns projetos para  que quero colocar em prática". Fora do palco , a paixão de Valeska é o Carnaval, onde desfila pela Império de Casa Verde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!