Reality shows são sempre sinônimos de altos e baixos, emoções e muitas reviravoltas. Existem momentos, no entanto, que surpreendem completamente o público, em que alguém é anunciado como eliminado e simplesmente ninguém estava esperando. O iG Gente selecionou as principais eliminações que tiraram o ar dos espectadores, causando muito choque e - dependendo do caso - até revolta e indignação. Confira.
Leia também: Na "Fazenda" por um dia: como o reality funciona por trás das câmeras
As eliminações duplas em "Masterchef Brasil 5"
O mais famoso dentre os reality shows
de culinária, “ Masterchef Brasil
”, da Band, trouxe à tona inúmeras surpresas que mudaram bruscamente o curso do jogo. Em sua quinta edição, logo entre as primeiras semanas, houve a primeira eliminação dupla da história do reality. Na ocasião, a prova de eliminação consistia em reproduzir um prato criado por um dos três jurados, o Henrique Fogaça.
A cabo-verdiana Crisleine e o artista de rua Cauê não corresponderam às expectativas do júri, composto também por Paola Carosella e Erick Jacquin. Os pratos possuíam uma quantidade exorbitante de pimenta, o que levou à eliminação dos dois, chocando o público. Nunca antes na trajetória do “Masterchef Brasil” algo assim acontecera.
O que o público não esperava, no entanto, era que essa situação se repetiria futuramente na competição, levando para casa dois participantes bem marcantes. Bem perto da reta final do jogo, o padre Evandro e o professor de francês Victor Hugo não agradaram o paladar dos chefs diante de uma prova em que o prato principal era o lagostim.
Depois de deliberar, os três jurados chegaram à conclusão que nenhum dos dois pratos entre os piores merecia um lugar garantido para a próxima etapa da competição, decisão esta que gerou surpresa tanto do público quanto dos próprios participantes que assistiam a situação do alto do famoso mezanino (lugar em que ficam os que garantiram permanência no episódio em questão).
Ana Carolina, em "Big Brother Brasil 9"
A nona edição do “ Big Brother Brasil ” foi literalmente dividida em dois lados, desde o princípio. De um lado, o casal Max e Francine conquistavam o público com o seu amor. Do outro, a inesquecível dupla constituída por Ana Carolina e a vovó Naná.
Durando até a semifinal, Ana Carolina causou surpresa ao ser eliminada em um paredão super acirrado entre ela e o Max, os dois queridinhos da edição. Por fim, Maximiliano acabou levando o prêmio.
Considerada a mais forte pelos concorrentes, Ana Carolina chocou os participantes restantes quando foi rejeitada pelo público, depois de ser a participante da edição a ter sobrevivido o maior número de paredões.
Nicole Bahls em "A Fazenda: Nova Chance"
O famoso reality da Record ganhou uma edição voltada à ex-participantes de realities no geral, construindo um elenco completo de personalidades da mídia que já tiveram histórico no “Big Brother Brasil”, “Masterchef Brasil” e até os próprios realities da Record como “ A Fazenda ”, “ Power Couple ” e “ A Casa ”.
A edição de “A Fazenda: Nova Chance” trouxe para o público de casa uma chuva de fortes emoções, e isso começou logo nos primeiros dias. Não demorou para que os participantes se dividissem naturalmente em panelinhas. A modelo e ex-panicat Nicole Bahls, que foi participante de outra edição deste mesmo reality (a qual, inclusive, contou com uma participação fervorosa com direito a briga com metade da casa), acabou mexendo logo com a - até então - queridinha do público, a Ana Paula Minerato.
Nicole foi para a primeira roça e estava mais do que esperada a sua volta. No entanto, a peoa não retornou, chocando a internet. É irônico, até, tendo em mente que é o próprio pessoal de casa que vota nas eliminações. Mas ter alguém tão conhecida como a Nicole Bahls saindo primeiro gerou muita surpresa.
Jiang Pu, em "Masterchef Brasil 2"
Uma das participantes mais marcantes dentre todas as temporadas do “Masterchef Brasil” foi a chinesa Jiang Pu, que conquistou o coração de todos com seu jeitinho peculiar e calmo para lidar com as situações de pressão características do reality.
Jiang segurou firme até a semifinal, momento em que só restava Isabel e Raul, além dela. Numa prova importantíssima que garantia a desejada vaga para a final, os cozinheiros precisavam elaborar um prato que mostrasse a assinatura de sua culinária. Os três, é claro, fizeram pratos que foram elogiados pelos três jurados - tendo em mente que, na reta final, é esperado que seja apresentado um bom trabalho, mesmo.
Jiang, no entanto, que até então era certa como favorita do público e vista como uma candidata muito forte ao título de Masterchef, acabou vacilando em um dos componentes do prato apresentado, que estava queimado. Isso custou a vaga de Jiang e levou o público à surpresa, principalmente considerando o histórico da cozinheira durante a competição.
Leia também: O tempo voa! Confira 10 coisas do "BBB 18" que você pode não lembrar mais
Marinalva, no "Big Brother Brasil 17"
Uma das coisas mais marcantes da 17ª edição do famoso reality “Big Brother Brasil” foi a participação controversa do cirurgião plástico Marcos Harter, principalmente por conta de suas atitudes em meio ao relacionamento que teve com Emily, outra confinada da casa - que inclusive acabou sendo a vencedora da edição.
Num período em que as polêmicas de Marcos já estouravam pelas redes sociais e causavam indignação, ele enfrentou a paratleta Marinalva no paredão. O que já era esperado - a saída de Marcos, tendo em vista a má repercussão de suas atitudes - não se concretizou, e Marinalva foi eliminada com um alto índice de rejeição: O cirurgião ficou com mais de 70% dos votos de permanência.
Embora o próprio público seja responsável pelas eliminações do reality, o ocorrido foi uma surpresa na época, gerando comoção e revolta.
Valentina, em "RuPaul's Drag Race 9"
O reality norteamericano “RuPaul’s Drag Race” atualmente se encontra em sua décima temporada, se deixar de fora as edições especiais nomeadas “All Stars”. O reality consiste em um grupo de drag queens que se envolvem em provas de moda, atuação e comédia, em busca do prêmio de cem mil dólares. As duas piores participantes da noite disputam um mata a mata performático.
Na nona edição do programa, uma participante que cativou o público acabou sendo eliminada de uma maneira peculiar. A Valentina, que até então era tida como uma competidora muito forte, não sabia a letra da música Greedy, da Ariana Grande, na hora de batalhar. Isso fez com que ela passasse por um dos momentos mais constrangedores da história do programa, chocando não só o público como também as próprias participantes que assistiam a cena.
O episódio em questão ficou memorizado pela frase icônica da apresentadora, a também drag queen RuPaul: “Valentina, isso é uma dublagem. Precisamos ver os seus lábios”. RuPaul se referia ao fato de que a competidora usava uma máscara que cobria sua boca durante a batalha de sincronia labial, justamente por não saber a letra da música. Valentina foi eliminada e o acontecimento foi impactante para toda a história do reality.
Irislene "Siri" Stefanelli, em "Big Brother Brasil 7"
A sétima edição do “Big Brother Brasil” foi marcada pelo inesquecível triângulo amoroso constituído pelos participantes Diego Alemão, Fany e a ingênua e carismática Siri.
Dividida entre duas panelinhas, a casa do BBB 7 estava sempre cheia de conspirações e briga. Em uma dessas ocasiões, o trio foi supreendido com um dos paredões mais comoventes da história, em que o Alemão disputou com sua amada Siri. Levando em consideração o carisma de Iris Stefaneli, ninguém sabia o que esperar desse paredão.
O loiro acabou tirando a caipira humilde que tanto conquistou o público, o que gerou grande repercussão na época. Futuramente, ele acabou conquistando o tão sonhado prêmio de um milhão de reais.
Carlinhos Silva, em "A Fazenda 1"
Não tem como se esquecer da primeira edição de “A Fazenda” e a espontaneidade de seus participantes. Um deles, o comediante Carlinhos, conquistou a casa e o público logo de cara.
No entanto, na reta final, Carlinhos acabou sendo eliminado por Dado Dolabella - que acabou vencendo a edição - e Danni Carlos, representando um alto índice de rejeição no paredão triplo. Essa primeira edição foi marcada pelos paredões em que Dado e Danni foram tirando um a um dos concorrentes.
Leia também: Reality Show do baú: cinco programas que fracassaram e ninguém lembra
"A Fazenda" foi a aposta da Record na época, conseguindo ser um dos maiores reality shows exibidos na televisão brasileira, perdendo apenas para o "BBB".