As emissoras SBT e Record foram notificadas na última quarta-feira (06) pelo Grupo de Trabalho (GT) de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) pela falta de representação da população negra nas telenovelas exibidas pelas emissoras. As notificações tiveram como base uma pesquisa publicada em um site de notícias que revela uma média de apenas 8% de atores negros nas novelas da Globo , RecordTv e SBT .
Leia também: Chilique, histeria e confusão! Atores demitidos por problemas nos bastidores
Em maio, a Rede Globo havia sido notificada pelo MPT às vésperas da estreia de "Segundo Sol", telenovela ambientada na Bahia e que, segundo denúncias, não contava com pessoas negras no elenco. A notificação cobrava a emissora a tomar uma série de medidas para assegurar uma “representação da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira” mais equilibrada em sua programação e também na empresa.
Valdirene Silva de Assis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, que também faz parte do GT de Raça, disse que o objetivo da ação é dar a população negra a sua devida representação: "Recebemos um número significativo de denúncias e, como já era uma de nossas ações previstas para este ano, e porque isso afronta o direito da população negra a ter sua devida representação, foi feita a recomendação", conta.
Leia também: Ingratos ou sinceros? Relembre artistas que soltaram o verbo sobre a Globo
Ainda segundo a Valdirene, não há por parte do MPT interferência na obra das emissoras: Não há essa pretensão. A única recomendação é para que as empresas ofereçam oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros, sendo vedada toda e qualquer discriminação", concluiu.
Leia também: Elas merecem! Seis novelas que deveriam ter continuação
Outras notificações serão expedidas para o SBT e Record , seguindo a mesma linha de notificações da Globo , dando continuidade ao trabalho do GT, que também prevê mais ações a serem desenvolvidas para maior inclusão de pessoas negras no quadro de funcionários da empresa.